Qual o motivo de rachaduras em paredes?

Índice

Qual o motivo de rachaduras em paredes?

Qual o motivo de rachaduras em paredes?

O que pode causar as rachaduras? O aparecimento repentino dessas falhas na estrutura podem estar relacionadas ao excesso de peso sobre a laje, utilização de materiais de baixa qualidade (no caso de trincas) e até mesmo problemas na construção.

Quando rachaduras em paredes são perigosas?

Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.

O que fazer com rachaduras nas paredes?

Para rachaduras dinâmicas/ativas, decorrente das falhas na construção, Rejane indica as seguintes providências:

  1. Abrir a trinca/fenda em formato V;
  2. Preencher o vão com um vedante acrílico;
  3. Dependendo da espessura, aplicar uma tela de poliéster sobre a trinca/rachadura;
  4. Aplicar o reboco e massa corrida.

Quando uma rachadura é preocupante?

As fissuras, rachaduras ou quaisquer deformações visíveis são apenas os efeitos de problema, que pode ter sido causado pela baixa qualidade dos materiais utilizados na construção, pela má execução da obra ou pela falta de manutenção da estrutura. Trincas com ângulo de 45° estão entre as mais preocupantes.

Como saber se uma trinca e perigosa?

Seu nível de gravidade é urgente! Preste atenção na direção das rachaduras, quando apresentadas na diagonal saindo dos cantos de portas, janelas e outras aberturas, também são um forte indício que a estrutura está danificada, o mesmo se aplica para trincas.

Como eliminar trincos na parede?

Como tirar trinca – Execução

  1. O primeiro passo é marcar onde está a fissura e fazer a abertura da mesma. ...
  2. Após aumentá-la, é preciso retirar a camada de massa corrida, pintura, acabamento final e deixar apenas o reboco;
  3. A primeira aplicação a ser feita é de um primer.

Qual a diferença entre fissura e trinca?

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

Qual a diferença entre trincas e parede?

  • Trincas: as trincas são aberturas mais profundas e acentuadas. O fator determinante para se configurar uma trinca é a "separação entre as partes", ou seja, o material em que a trinca se encontra está separado em dois. Uma parede, por exemplo, estaria dividida em duas partes.

Como saber se a trinca na parede é perigosa?

  • Como saber se a trinca na parede é perigosa? Se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério. Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga. Saia da casa e chame um engenheiro ou acione a defesa civil do município com urgência.

Qual a gravidade das trincas nas paredes?

  • Trincas: Não chegam a abrir frestas nas paredes, mas elas também podem atingir a parte estrutural, como pilares, vigas e lajes. Se identificada na parte estrutural pode considerar seu nível de gravidade urgente, agora se as trincas estiverem apenas nas paredes é necessário observar se estão aumentando ou não.

Por que as trincas são comuns?

  • Trincas são comuns, ora por problemas na própria alvenaria, quando a ligação entre a estrutura e a parede não foi bem executada, ora por problemas no revestimento, que também fissuram. Avalie se essa fissura é superficial e se aumenta.

Postagens relacionadas: