Qual a importância de uma data comemorativa?

Índice

Qual a importância de uma data comemorativa?

Qual a importância de uma data comemorativa?

Em geral, as datas comemorativas reconhecem a importância de um fato histórico, homenageiam uma profissão, registram uma conquista social ou política e buscam mobilizar a sociedade em torno de uma causa.

Quem decide as datas comemorativas?

Órgão Especial já assentou entendimento de que é possível a mera criação de data comemorativa por lei de iniciativa parlamentar: "... a criação de datas comemorativas é matéria abrangida pela competência legislativa da Câmara dos Vereadores." (ADIn n° 22412. v.u. j. de 02.03.16 Rel.

Qual é o dia mais importante do ano?

A Celebração da Morte de Cristo, ou Refeição Noturna do Senhor conforme diz a Bíblia em 1 Cor. 11,23-29, é a celebração mais importante do ano, a única data em que as Testemunhas de Jeová, em obediência à ordem de Jesus em Lucas 22:19,20, persistem em relembrar e celebrar.

Por que não se comemora datas afetivas?

  • Não há como a escola privilegiar uma religião em detrimento da outra ou mesmo ignorar que muitas pessoas não têm religião, simplesmente. – Não se comemora datas afetivas ou familiares, como, por exemplo, dia das mães. Datas assim podem ser transformadas em ocasiões que respeitem todos os tipos de famílias e arranjos familiares.

Por que as datas comemorativas são pouco padronizadas?

  • O que me chamou a atenção é que, em uma grande parte das escolas de educação infantil, datas comemorativas como as mencionadas, são ainda trabalhadas de maneira pouco crítica e bastante padronizada.

Como são celebradas as datas comemorativas?

  • As datas comemorativas são celebradas porque carregam um contexto histórico e cultural. Com a consolidação dos dias e meses por meio do calendário, tornou-se natural comemorar o passar do tempo.

Como se comemoram datas religiosas?

  • – Não se comemora datas religiosas. A escola pública é parte do Estado, portanto é laica, não tem religião. Assim sendo, datas que estejam vinculadas diretamente com qualquer religião ou santos católicos devem ser questionadas, revistas e transformadas.

Postagens relacionadas: