Para que serve o cabo serial?

Índice

Para que serve o cabo serial?

Para que serve o cabo serial?

A interface serial ou porta serial, também conhecida como RS-232 é uma porta de comunicação utilizada para conectar pendrives, modems, mouses, algumas impressoras, scanners e outros equipamentos de hardware.

Como funciona a comunicação serial RS-232?

Como funciona o RS232? RS232 funciona na comunicação bidirecional que troca dados entre si. Existem dois dispositivos conectados um ao outro, equipamento de transmissão de dados (DTE) e equipamento de comunicação de dados (DCE) que possui pinos como TXD, RXD e RTS e CTS.

O que é cabo DB9?

Os conectores DB9, originariamente chamados de DE 9, tem duas formas - o macho, permite conectar diretamente um cabo DB9 serial fêmea. A ficha DB9 fêmea, se destina a conectar, pela porta serial, computadores e outros aparelhos como impressoras e até mouse, que utilizavam e ainda utilizam tais conexões.

Como usar o cabo RS232 no PC?

Insira o adaptador USB para serial RS232 em uma das portas USB do laptop . Esses adaptadores podem ser encontrados em sua loja de informática e eletrônica local. Prenda o final de série do cabo na porta RS232 conexão com o hardware externo. Aperte os parafusos em ambos os lados do cabo para prendê-lo ao equipamento.

Como montar um cabo serial DB9?

DB9 do computador, conforme as instruções a seguir:

  1. Fio branco/laranja no pino 2 do conector DB9, que será o receptor (RXD).
  2. Fio laranja no pino 3 do conector DB9, que será o transmissor (TXD).
  3. Fio azul no pino 5 do conector DB9, que será o terra (GND).

Como saber se uma porta serial está funcionando?

Primeiro caso: monitorar a atividade das portas serial

  1. Baixe e instale o Serial Port Tester. ...
  2. No menu principal, selecione “Sessão > Nova sessão”. ...
  3. A janela “Nova sessão de monitoramento” deve ser exibida agora. ...
  4. Selecione “Iniciar monitoramento agora” se desejar iniciar imediatamente o monitoramento das portas.

Como testar cabo USB serial?

Felizmente, existe um software de teste RS232 dedicado que permite testar e analisar a atividade de qualquer porta serial disponível em seu sistema. Um prático programa de teste de porta COM pode ajudá-lo a verificar a operabilidade de qualquer porta COM e evitar possíveis problemas.

Qual a versão mais recente do RS232?

  • A versão mais recente do protocolo é conhecida como RS232C. O RS232C mantém os recursos do RS232, mas usa 25 pinos em vez de uma pinagem serial de 9 pinos. Se uma pinagem serial DB9 ou uma conexão de 25 pinos é usada, apenas três dos pinos são necessários para conectar os dispositivos terminais.

Como funciona o protocolo RS232?

  • O protocolo RS232 transmite os dados de fios empregando níveis de sinal que diferem dos 5 V padrão para minimizar a interferência do sinal. Ele realiza transmissão assíncrona a uma taxa constante que é sincronizada com o nível do sinal de pulso inicial.

Quais são as tensões no protocolo RS232?

  • No protocolo RS-232, as tensões na faixa de +3 a +15 volts são reconhecidas como níveis baixos, enquanto que as tensões de -3 a -15 volts são reconhecidas como níveis altos. Observe que a lógica negativa aplicada ao caso visa a obtenção de maior segurança na transmissão dos dados.

Quais são os tipos de CLS usados na porta serial?

  • Uma porta RS-232 pode fornecer uma corrente limitada a um dispositivo remoto. O número de linhas de saída, o tipo de Cl de interface e o estado das linhas de saída devem ser considerados quando se projeta um sistema. Os tipos de Cls drivers usados na porta serial podem ser divididos em três categorias:

Postagens relacionadas: