O que são vasos de pressão nr13?

Índice

O que são vasos de pressão nr13?

O que são vasos de pressão nr13?

13.5.1.1Vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica. 13.5.1.2Para efeito desta NR, os vasos de pressão são classificados em categorias segundo a classe de fluido e o potencial de risco.

Quais os pontos principais para uma manutenção em vaso de pressão?

Vasos de Pressão – dicas importantes

  • Dica 1: Ao manusear o vaso, nunca levante o mesmo por um único olhal (ponto de fixação);
  • Dica 2: Antes de afrouxar ou soltar quaisquer conexões do vaso, tenha certeza de que o vaso esteja despressurizado.

Quando um equipamento é considerado vaso de pressão?

Segundo as informações da NR 13, vasos de pressão são os equipamentos que contém fluídos sob pressão interna ou externa, exigindo a confecção da laudos específicos para seu uso pelas empresas.

Como são feitos os vasos de pressão?

Os vasos de pressão podem ser feitos em aço carbono, aço inoxidável, alumínio, ligas especiais e chapa cladeada. Indústrias dos setores químico, petroquímico, farmacêutico, alimentício, siderúrgico, energético, de mineração e celulose/papel estão entre as principais consumidoras de vasos de pressão.

É considerado vaso de pressão?

Vasos de pressão são todos os recipientes estanques de qualquer tipo, formatos, dimensões ou finalidades, sujeitos ou não à chamas, fundamentais nos processos industriais que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão ...

O que devo fazer se possuo algum vaso de pressão?

Primeiramente deve-se realizar a inspeção de segurança, inclusive em vasos novos, antes de sua entrada em funcionamento. Em caso de fiscalização e seu vaso não estando inspecionado, sua Empresa poderá ser multada no valor de R$ 4.000,00 a R$ 20.000,00 dependendo do número de funcionários.

Quais são os vasos de pressão?

  • Segundo o item 13.5.1.1 da NR 13, vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica. Esses vasos podem ser classificados também por categorias definidas por classe do fluido e potencial de risco.

Quais são as caldeiras a vapor?

  • Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

Como surgiram as primeiras caldeiras?

  • As primeiras caldeiras surgiram para resolver esse problema, já que a energia era captada em uma única unidade central, e podia ser distribuída para os locais necessários, através do vapor.

Quais são as caldeiras locomotivas?

  • São caldeiras locomotivas as que geram vapor para movimentar a própria máquina onde está instalada, tendo sido usadas para os comboios ferroviários. Praticamente estão fora de uso na atualidade. A água fica dentro dos tubos e é transformada em vapor a partir de uma combinação de gases aplicada na parte externa dos mesmos.

Postagens relacionadas: