Como acabar com o capim colonião?

Como acabar com o capim colonião?

Como acabar com o capim colonião?

A partir de 15 DAA o haloxyfope-p-metílico e o oxifluorfen controlaram 100% das plantas nas duas doses testadas (controle excelente) e o isoxaflutole controlou 30 e 40%, devido a ocorrencia de rebrota das plantas. A flumioxazina em 15 DAA controlou 90%, em 30 DAA 95% e em 45 e % em ambas as doses.

Como é o capim colonião?

(PANMA)) Da mesma forma que o capim braquiária, o capim colonião também é uma planta forrageira que se transforma em planta daninha nas culturas agrícolas. Tem uma elevada produção de sementes, bem como rizomas com órgãos de propagação vegetativa.

Por que o capim colonião caiu em desuso?

Entretanto, caiu em desuso, devido à presença de oxalatos em todos os cultivares, encontrados nas formas de oxalato de potássio, sódio ou cálcio e, também, na forma de ácido oxálico, constituintes considerados como fatores antinutricionais, limitando o consumo desta forrageira pelos animais (JONES e FORD, 1972).

Como plantar o capim colonião?

  1. Tipo de solo para plantio: acima de média fertilidade.
  2. Forma de plantio: sementes.
  3. Modo de plantio: a lanço.
  4. Sementes necessárias: 13 a 16 kg/ha.
  5. Tolerância à seca: média.
  6. Tolerância ao frio: baixa.
  7. Profundidade de plantio: 2,0 cm.
  8. Tempo para a utilização: 60 a 90 dias após a germinação.

Qual o melhor veneno para matar colonião?

Haloxyfop. Possui ótimo controle de plantas pequenas (20 cm a 40 cm) ou pode ser utilizado na primeira aplicação do manejo sequencial (geralmente associado a glifosato).

Como acabar com o capim Jaraguá?

humidicola e leguminosas em pastagem de capim-jaragua foi o metodo mais economico e eficiente de recuperacao, proporcionando melhor performance animal, maior capacidade de suporte e disponibilidade de forragem e menor incidencia de plantas invasoras.

Quanto de proteína tem o capim colonião?

Se acaso forem realizados quatro cortes por ano, a produtividade do capim colonião pode chegar a 12 toneladas de matéria seca por hectare, com teores de proteína variando entre 7 e 11%.

O que que é colonião?

Significado de Colonião substantivo masculino [Botânica] Erva forrageira brasileira, da família das gramíneas, Paspalum densum, Panicum numidianum, usada como alimento para o gado, cavalo ou outros animais; capim-da-colônia, capim-angola. ... Forma reduzida de capim-colonião.

Quais as características morfológicas e agronômicas do cultivar Tobiatã?

Produz grande quantidade de forragem e de boa qualidade nutricional. ... É uma espécie forrageira exigente em fertilidade do solo, apresenta grande produção de forragem. CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS. Apresenta folhas largas, medindo em média, 4,5 cm de largura por 80 cm de comprimento, de coloração verde-escura.

Quais as vantagens do Capim-elefante?

CAPIM-ELEFANTE COMO CAPINEIRA No Brasil, o capim-elefante é largamente utilizado na alimentação de rebanhos leiteiros sob a forma de capineira, sendo fornecido no cocho, após picado. As vantagens apontada para este sistema são o maior aproveitamento da forragem produzida e a diminuição de perdas no campo.

Quem é o capim-colonião?

  • Confira! O capim-colonião ( Panicum maximum Jacq.) é uma planta daninha de ciclo perene, que tem reprodução por sementes e de forma vegetativa (rizomas). Seu florescimento ocorre durante um longo período. É comum encontrar plantas florescendo e frutificando durante todo o ano.

Como controlar o capim-colonião de grãos?

  • Em caso de milho RR ou LL, podem ser utilizados glifosato ou amônio-glufosinato, respectivamente, para controle desta planta daninha em pós-emergência. Neste artigo vimos a importância econômica que o capim-colonião possui em nosso país e como realizar um manejo eficiente em lavouras de grãos.

Qual a origem do Capim no Brasil?

  • O capim é uma planta nativa da África e, sendo assim, os primeiros indivíduos chegaram no Brasil há muitos anos. Acredita-se que sua chegada ao país aconteceu na época da escravatura. Os navios que vinham da África, portanto, trouxeram alguns exemplares do capim, que acabou se alastrando rapidamente pelo país.

Qual o benefício da colônia?

  • Um estudo japonês, em específico, atribui este benefício da colônia a algumas substâncias presentes na planta que agem similar ao beta-caroteno (4). Os alimentos antioxidantes são importantes pois ajudam a inibir a ação dos radicais livres, impedindo o surgimento de doenças e trazendo outros benefícios para a saúde em geral.

Postagens relacionadas: