Qual a função do caibro?

Índice

Qual a função do caibro?

Qual a função do caibro?

O caibro é um elemento componente do madeiramento do telhado, ficando localizado sobre as terças e abaixo das ripas. Atua no sentido longitudinal da queda d'água do telhado.

Para que serve o caibro no telhado?

Os caibros servem para dar apoio as ripas. O espaçamento dos caibros está subordinado ao tipo de telha utilizado e a resistência das ripas, varia entre 40 e 60 cm. O mais comum é o de 50 cm. Eles ficam localizados por cima das terças, mas, não é a terça referente ao dia da semana.

Qual a diferença de caibro e pontalete?

As madeiras utilizadas para caibro também servem como pontaletes, e eles nada mais são do que peças de alvenaria arrumadas a prumo ou de forma inclinada que aproveitam a compressão, os famosos apoios e escoras. Esse item funciona como base em diversas situações, das lajes às estruturas pré-moldada.

Qual a melhor Ripa?

· Garapeira: Tem como principal característica a resistência a cupins e a umidade. Não é uma opção barata, mas, por apresentar um acabamento de boa qualidade; · Sucupira: Também possui boa resistência aos fungos e aos cupins.

Qual o espaçamento entre os caibros?

  • As ripas suportam o peso da telhas, devemos portanto, verificar o espaçamento entre os caibros. Se este espaçamento for de 0,50 em 0,50m, podemos utilizar as ripas 1,0×5,0m.

Como funcionam os caibros na cerâmica?

  • Elas servem como apoio para as telhas e distribuem pelos caibros todo o peso da cerâmica. Os caibros estão localizados entre as terças e ripas e perpendicular a elas. Servem de estrutura e suporte para as ripas e fixado nas terças.

Qual a distância máxima para os caibros?

  • Os caibros são colocados com uma distância máxima de 0,50m (eixo a eixo) para que se possa usar ripas comuns de peroba 1×5. Estes vãos são para as madeiras secas. Caso não se tenha certeza, devemos diminuir ou efetuar novos cálculos. As ripas são a última parte da trama e são pregadas perpendicularmente aos caibros.

Quais são os caibros do telhado?

  • Caibros: Falando neles, os caibros são dispostos transversalmente em todo o telhado. É ele o responsável por receber cargas das ripas do telhado e as transferir para a terça. Ripas: Assim como as terças, as ripas são dispostas longitudinalmente no telhado, sendo nela onde as telhas de cerâmicas se apoiam.

Postagens relacionadas: