Qual é a função em nosso organismo do cateter venoso central?

Índice

Qual é a função em nosso organismo do cateter venoso central?

Qual é a função em nosso organismo do cateter venoso central?

O cateterismo venoso central, também conhecido como CVC, é um procedimento médico realizado para facilitar o tratamento de alguns pacientes, especialmente em situações como necessidade de infusão de grandes volumes de líquidos na circulação sanguínea, uso do acesso venoso por longos períodos, para uma melhor ...

Quais as indicações de CVC?

As principais indicações para a CVC

  • Hipovolemia Refratária;
  • Hipotensão Grave;
  • Medida de PVC;
  • Hemocomponentes;
  • Utilização de Drogas Vasoativas;
  • Acesso periférico difícil, quimioterapia, transplante de medula óssea, nutrição parenteral;

Quanto tempo dura um acesso venoso central?

Tempo de permanência: curto (até 7 dias); longo (após 7 dias); temporário (até 30 dias) e definitivo (mais de 30 dias).

Quais são as complicações do cateter venoso central?

As complicações relacionadas à cateterização venosa central incluem punção de artéria carótida, pneumotórax, hemotórax, tamponamento cardíaco, infecções, embolia e hidrotórax.

Quais as indicações e Contra-indicações para a punção do acesso venoso central?

As contraindicações para passagem de acesso venososo central são apenas relativas e incluem: -Coagulopatia; -Trombocitopenia; -Hemotórax ipsilateral ou trombose ou pneumotórax, estenose ou infecção no local proposto para inserção do acesso.

Quando deve ser utilizado o cateter?

  • Deve ser realizado em condições de assepsia e controle radiológico para verificação do posicionamento da ponta do cateter. Lavar o cateter com 20ml de SF 0,9% após infusão de hemocomponentes ou de medicações; Heparinizar o cateter quando seu próximo uso for ocorrer em um tempo superior a 24h e salinizar quando o tempo for inferior a 24h;

Qual o prazo para a retirada do cateter?

  • – Longa: cateteres produzidos em silicone e possuidores de barreira bacteriana, não possuem prazo para sua retirada. A preparação psicológica do doente é extremamente importante. O Técnico de enfermagem, sempre que possível, deve explicar ao doente o que é um CVC, a sua necessidade, e alguns aspectos sobre o procedimento de colocação.

Quais tipos de cateterismo podem ser necessários?

  • Confira outros tipos de cateterismo que podem ser necessários. Normalmente, o cateter venoso central é utilizado apenas em meio hospitalar, já que precisa ser cuidado corretamente, para evitar a entrada de micro-organismos no copro, que possam causar um infecção grave e colocar a vida em risco.

Como é introduzido o cateter através de agulha?

  • Cateter introduzido através de agulha (Intracath): Após punção, o cateter é passado por dentro da agulha, que em seguida é retirada ficando fora do paciente, entretanto a agulha fica permanentemente junto ao cateter. Visando evitar guilhotinamento do cateter pela agulha procede-se adaptação de protetor que mantem alinhamento entre ambos.

Postagens relacionadas: