O que significa a tolerância de um resistor?

O que significa a tolerância de um resistor?

O que significa a tolerância de um resistor?

A tolerância é um valor percentual em torno da resistência nominal na qual o valor real pode se encontrar. Um resistor de 200Ω com 5% de tolerância e 1/4 W pode ter seu valor real entre 190Ω e 210Ω, dissipando no máximo 0,25W.

Para que serve a tolerância do resistor?

Tolerância em engenharia é uma concessão que é feita para as imperfeições no fabrico de um objecto. Por exemplo, uma especificação eléctrica pode determinar que um resistor tenha um valor nominal de 100 ohms, mas também deveria determinar uma tolerância tal como "+/- 1%".

Qual é o valor máximo admissível do resistor em ohms?

Medindo o valor da Resistência de um Resistor Ou seja, seu valor real pode oscilar entre 5040 Ω (-10%) e 6160 Ω (+10%). O valor medido está, portanto, dentro da tolerância indicada.

O que é o percentual de tolerância de resistência?

O percentual de tolerância indica qual a variação de valor que o componente pode apresentar em relação ao valor padronizado. A diferença no valor pode ser para mais ou para menos do valor correto.

Como se faz a leitura de um resistor?

Leitura de Código de Resistores: 6 faixas

  1. 1ª Faixa: É o primeiro número do valor da resistência.
  2. 2ª Faixa: É o segundo número do valor da resistência.
  3. 3ª Faixa: É o terceiro número do valor de resistência.
  4. 4ª Faixa: É o multiplicador, determina qual a ordem da resistência (mil, milhão, etc..)

O que é e para que serve o código de cores nos resistores?

Por meio de um código de cores, é possível determinar a resistência dos resistores com base na interpretação das faixas de cor gravadas nesses dispositivos. Muito utilizados em circuitos eletrônicos, os resistores feitos de carvão apresentam resistências variadas, que são identificadas por um código de cores.

Como calcular o valor máximo e mínimo de um resistor?

Calcule o valor ideal, valor máximo e valor minimo de um resistor com as faixas: amarela,verde vermelho e prata​

  1. Resposta:
  2. Explicação:
  3. = 4500 ohms.
  4. 4ª faixa -> prata/prateado = Tolerância de +/- 10%
  5. Resultado: 4500 ohms (+/- 10%)

Qual a tolerância do resistor de 4 faixas?

  • Então o resistor pode variar de 8 Ω de acordo com a tolerância. Para resistores de 4 faixas é utilizada a tabela abaixo e os mesmos passos citados para resistores de 3 faixas, mas com a adição de uma quarta faixa que identifica a tolerância que o componente tem.

Quais são os valores dos resistores?

  • Os valores dos resistores são expressos em Ohms Ω, então você verá por exemplo resistores de 10 ohms ou 10Ω, de 100 ohms ou 100Ω de 47K ohms ou 47KΩ, 3.3K ohms ou 3.3KΩ ou 3K3Ω e várias outras medidas.

Qual a diferença entre resistor e resistência?

  • Na verdade resistor e resistência são coisas diferentes, apesar de serem baseados no mesmo principio. O resistor é usado para limitar corrente ou provocar queda de tensão, enquanto resistência é usada para produção de calor. Os resistores são especificados pela sua resistência medida em ohms (Ω) e seus múltiplos, quilo Ohm (KΩ) e mega ohm (MΩ).

Qual a importância de um resistor elétrico?

  • Resistores elétricos: Aplicação! Para exemplificar a importância da utilização de um resistor, observe o exemplo a seguir.

Postagens relacionadas: