Qual a função das carrancas na frente do barco?

Índice

Qual a função das carrancas na frente do barco?

Qual a função das carrancas na frente do barco?

Elas tinham um significado importante para as embarcações: Elas espantavam maus espíritos, ajudavam para que a embarcação não afundasse, livravam das tempestades e atraiam muitos peixes; por esse motivo Luís da Câmara Cascudo as chamavam, na obra Dicionário do Folclore Brasileiro de: as gárgulas brasileiras.

Qual a lenda da carranca?

“Dizem eles que tem um nego d'água no rio, que queria virar as embarcações. Aí, quando colocavam a carranca na proa do barco, ele via, tomava medo e não encostava”, conta o carranqueiro. A historiadora Bebela faz uma descrição do personagem que levou à tradição das carrancas ao longo do Rio São Francisco.

Como permanecem as carrancas hoje?

O rio está lá, azul profundo, e espichando a vista é possível encontrar carrancas presas nas barcaças que fazem a travessia entre Juazeiro e Petrolina, afastando os homens dos demônios.

Como as carrancas permanecem na cultura popular?

Para os remeiros, as carrancas eram a garantia de segurança da embarcação, pois sol- tava três gemidos ao avistar algum perigo. As crenças atribuíram valor totêmico à peça.

Qual a função mistica das esculturas denominadas carrancas?

Inspirado na Arte desta gente, a Arte das Carrancas, que originou as esculturas de carvão, estabelecendo assim diálogos com os trabalhos dos Mestres Carranqueiros e do escultor Frans Krajcberg, alertando contra a destruição do Rio, assim como, a vida no planeta Terra.

O que é uma Hannya?

Hannya (般若) é uma máscara dotada de dentes ameaçadores, boca grande e chifres. Existe um conceito de um inferno, no budismo japonês, em que Hannyas são a representação dos confusos sentimentos humanos como a paixão, ciúme e ódio, todos capazes de transformar homens e mulheres em um terrível monstro.

Postagens relacionadas: