Qual é a importância da pirâmide alimentar?

Índice

Qual é a importância da pirâmide alimentar?

Qual é a importância da pirâmide alimentar?

Os objetivos principais da Pirâmide são auxiliar no consumo equilibrado de alimentos, promover menor ingestão de gorduras saturadas e colesterol e maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos, além de incentivar a ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas.

Qual é a pirâmide alimentar?

  • A pirâmide alimentar é um modelo gráfico que reúne informações sobre os alimentos, de acordo com seus nutrientes e funções. O principal objetivo é atuar como um guia alimentar, na medida que orienta as pessoas a desenvolverem uma alimentação saudável.

Como foi construída a primeira pirâmide alimentar brasileira?

  • O modelo norte americano foi a base para construção da primeira pirâmide alimentar brasileira, elaborada em 1999. O gráfico indicava opções de dietas para três valores energéticos: 1.600 kcal, 2.200 kcal e 2.800 kcal. Também houve a inclusão de alimentos tipicamente regionais, como caju, graviola e castanha-do-pará.

Por que a água não faz parte da pirâmide alimentar tradicional?

  • A despeito da água não fazer parte da pirâmide alimentar tradicional, os nutricionistas recomendam a ingestão diária de no mínimo 2 litros. Para eles, a água aparece na base da pirâmide, configurando o alimento mais essencial para o ser humano. Quer saber mais?

Como a pirâmide alimentar é adaptada para população?

  • Em 2005, a pesquisadora Sônia Phillip fez uma nova pirâmide alimentar adaptada para população. Entre as mudanças, o segundo esquema era baseado em uma dieta de 2.000 kcal, intervalo de refeições de 3 em 3 horas e mínimo de 30 minutos de atividades físicas ao dia.

Postagens relacionadas: