Para que serve cada tipo de extintor?

Índice

Para que serve cada tipo de extintor?

Para que serve cada tipo de extintor?

- Extintor com água pressurizada: indicado para incêndios de classe A (madeira, papel, tecido, materiais sólidos em geral). ... - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento. Pode ser usado também em incêndios de classes A e C.

Para que serve um extintor de incêndio?

Os extintores são equipamentos portáteis que possibilitam controle e extinção das chamas logo no início de um incêndio. Por serem mais leves e fáceis de manusear do que outros equipamentos de segurança contra incêndio podem ser utilizados por qualquer pessoa que identificar um risco iminente de fogo.

Que tipo de extintor usar?

Cada agente é indicado para um tipo de incêndio, separados em classes, conforme abaixo:

  1. Classe A: incêndios ocorridos em materiais fibrosos ou combustíveis sólidos. ...
  2. Classe B: incêndios ocorridos em combustíveis líquidos ou gases combustíveis. ...
  3. Classe C: incêndios ocorridos em materiais energizados.

Quais são os tipos de extintores existentes no mercado?

Os tipos de extintores mais comuns

  • Extintores de incêndio a base de água;
  • Extintores a base de Dióxido de Carbono (CO2);
  • Extintores a base de Espuma Mecânica;
  • Extintores de incêndio a base de pó químico seco (PQS).

Quais são as classe de extintores?

Tipos de extintores e sua classificação. Confira aqui tudo sobre extintores de incêndio, Classe A, Classe B, Classe C e Classe D. Existem diferentes tipos de extintores para cada tipo de incêndio. Um incêndio pode ser causado por vários materiais diferentes e cada agente é responsável pelo combate de cada um.

O que há dentro de um extintor de incêndio?

O agente propulsor pode ser o GÁS CARBÔNICO ou NITROGÊNIO. O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ. O GÁS CARBONICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA.

Como se proteger por extintores de incêndio?

  • Para proteção por extintores de incêndio em instalações de líquidos inflamáveis e combustíveis, gás liquefeito de petróleo, gás natural, pátio de contêineres e outras instalações específicas devem ser observadas, adicionalmente, as ITs pertinentes; Não é permitida a proteção de edificações ou áreas de risco unicamente por extintores sobre rodas.

Qual a importância dos extintores de incêndio no combate ao fogo?

  • Todos sabemos da importância dos diferentes extintores de incêndio no combate ao fogo, certo? São os equipamento de segurança contra incêndio, que podem de forma mais rápida e efetiva, extinguir ou controlar princípios de incêndios.

Quais são os tipos de extintores?

  • Os principais tipos de extintores são: Extintor com carga d´água – É indicado para incêndios da classe A; Extintor com carga de espuma mecânica – É indicado para incêndios das classes A e B; Extintor com carga de dióxido de carbono (CO2) – É indicado para incêndios das classes B e C;

Como é feita a instalação desse tipo de extintor?

  • A instalação desse tipo de extintor deve ser feita de maneira que o operador não precise percorrer uma distância maior do que a estabelecida na tabela abaixo: Classe B: extingue incêndios gerados por combustíveis sólidos que se liquefazem por ação do calor e gases inflamáveis.

Postagens relacionadas: