Porque eu fico vermelha quando estou com vergonha?

Índice

Porque eu fico vermelha quando estou com vergonha?

Porque eu fico vermelha quando estou com vergonha?

Porque diante de uma situação de constrangimento, de stress ou até de medo, nosso corpo libera o hormônio adrenalina, que aumenta o fluxo de sangue e dilata os vasos sanguíneos do rosto, ocasionando a vermelhidão.

Por que ficarmos vermelhos de vergonha?

  • Uma das teorias sobre o motivo de ficarmos vermelhos de vergonha é a de que teríamos desenvolvido essa característica como forma de demonstração remorso ou arrependimento dentro de um contexto social.

Por que sentimos a vergonha em momentos embaraçosos?

  • Acontece que a vergonha que sentimos em momentos embaraçosos não deixa de ser um estresse — só que emocional —, e é por essa razão que sentimos as mesmas reações que acabamos de descrever.

Por que o nosso corpo não fica vermelho nessas situações?

  • Mas, então, você deve estar se perguntando por que é que todo o nosso corpo não fica vermelho nessas situações. O interessante é que apesar de as nossas veias normalmente não reagirem à adrenalina, as que se localizam na face reagem, e essa resposta é exclusiva dos seres humanos.

Posso confundir essa vergonha com a fobia social?

  • Só não podemos confundir isso com a vergonha exagerada que caracteriza a fobia social, nem com a vergonha decorrente de um erro moral que tenhamos cometido. Essas emoções têm uma natureza diferente.

Postagens relacionadas: