Quais são os direitos da minoria?

Índice

Quais são os direitos da minoria?

Quais são os direitos da minoria?

Declaração dos Direitos das Pessoas pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Lingüísticas, de 1992: dispõe que “Pessoas pertencentes a minorias nacionais, étnicas, religiosas e lingüísticas têm o direito de desfrutar de sua própria cultura, de professar e praticar sua própria religião, de fazer uso de ...

Quais são os direitos das minorias sociais?

  • As minorias sociais, geralmente possuem seus direitos limitados ou cerceados por questões que envolvem preconceito, etnia, sexualidade ou gênero, por questões financeiras, origem, classe social.

Será que o direito das minorias é um privilégio?

  • Conclui-se portanto, que o Direito das Minorias de forma ampla NÃO é um privilégio, como alegado por alguns, mas sim uma necessidade, à medida que tenta igualar as relações jurídicas da sociedade. Para saber mais, curta nossa página SLBarroso Advocacia. O empregado que escolhe quando tirar suas férias?

Qual o caráter coletivo da luta por direitos das minorias?

  • Portanto, a luta por direitos das minorias possui um forte caráter coletivo, mesmo que não expresse o desejo da maioria. Nesse contexto, é importante pontuar que a democracia não se define pela decisão da maioria, mas na possibilidade das diversas minorias participarem da vida política.

Qual a diferença entre minorias e Democracia?

  • Como já mencionado, a existência de minorias e a garantia de que elas participem da política é uma premissa importante da democracia – já proposta entre clássicos federalistas norte-americanos. No Brasil, há a presença das minorias citadas acima.

Postagens relacionadas: