Para que serve a taxa de juros?

Índice

Para que serve a taxa de juros?

Para que serve a taxa de juros?

O juro é o custo do dinheiro, sendo a taxa o preço cobrado do devedor pelo credor que disponibiliza os recursos. ... Ela é uma compensação pelo risco de crédito. Ou seja, de quem empresta não ter acesso ao dinheiro. Assim, os juros servem de incentivo para quem tem dinheiro sobrando não o deixe parado e decida emprestá-lo.

O que é a taxa Selic é para que serve?

A taxa Selic é uma referência para o custo das linhas de crédito em geral. Quando ela é elevada, a tendência é de que empréstimos e financiamentos fiquem mais caros – ou seja, que bancos e outras instituições financeiras cobrem juros mais altos nessas operações.

Qual a taxa Selic atual?

A Taxa Selic hoje está em 5,25% ao ano.

Qual é a tendência da taxa Selic para os próximos meses?

Muitos já falam na Selic passando dos 7% ainda em 2021 e voltando para cima dos 8% em 2022. Se confirmados, já são números bem mais altos do que os 4,25% em que o coronavírus encontrou a Selic quando chegou ao Brasil e os maiores níveis em quatro anos, desde 2017.

Qual a diferença entre juros e taxas?

  • Juros podem ser simples ou compostos. Eles são expressos em taxas percentuais válidas para um período, como 1% ao mês, 10% ao ano ou 0,1% ao dia. É possível converter as taxas de um período para outro, como passar uma taxa expressa ao mês para uma expressa ao ano ou vice-versa.

Como é utilizada a taxa referencial?

  • A Taxa Referencial foi criada na década de 1990 e ainda é utilizada como referência para alguns investimentos e financiamentos. Entenda para que serve e como impacta a economia A TR – ou Taxa Referencial – é uma antiga conhecida dos brasileiros.

Qual a taxa de juros simples?

  • A taxa de juros simples ocorre quando o valor dos juros incide, a cada período, sobre o valor originalmente emprestado. Existe também a taxa de juros composta, que incide sobre todo o saldo devedor. Neste caso, o saldo devedor é o valor principal acrescido de juros, atualizado a cada período de incidência dos juros.

Qual a taxa de juros composta?

  • Existe também a taxa de juros composta, que incide sobre todo o saldo devedor. Neste caso, o saldo devedor é o valor principal acrescido de juros, atualizado a cada período de incidência dos juros. Tanto no Brasil como em muitos países, a maioria dos empréstimos e aplicações financeiras funcionam com taxa de juros composta.

Postagens relacionadas: