Quais as principais utilizações clínicas das sulfonamidas?

Índice

Quais as principais utilizações clínicas das sulfonamidas?

Quais as principais utilizações clínicas das sulfonamidas?

Indicações. A sulfassalazina pode ser usada por via oral para tratar doenças inflamatórias do intestino . Sulfonamidas são mais comumente usadas com outros fármacos (p. ex., para nocardiose , infecções do trato urinário e malária falcípara resistente à cloroquina ).

Quais são as sulfas?

O grupo das sulfonamidas compreende seis drogas principais: sulfanilamida, sulfisoxazol, sulfacetamida, ácido para-aminobenzóico, sulfadiazina e sulfametoxazol, sendo as duas últimas de maior importância clínica.

Qual a diferença entre sulfadiazina e sulfametoxazol?

As sulfas são divididas em cinco tipos: sulfas de rápida absorção e excreção (sulfatiazol, sulfadiazina), sulfas de rápida absorção e excreção lenta (sulfametoxazol), sulfas de rápida absorção e excreção lenta com ação prolongada (sulfadimetoxina), sulfas de absorção rápida e excreção muito lenta e ação muito ...

Qual ação das sulfonamidas e trimetoprima?

O sulfametoxazol é uma sulfonamida de rápida absorção e excreção lenta, comumente empregado em associação com o trimetoprim, uma diamino-pirimidina, associação mais conhecida como cotrimoxazol. O efeito das duas drogas é bacteriostático, atuando em passos diferentes da síntese do ácido tetrahidrofólico (folínico).

Qual a classe terapêutica e mecanismo de ação das sulfonamidas?

O mecanismo de ação das sulfonamidas está relacionado com a produção de ácido tetra-hidrofólicopelas bactérias, o derivado ativo do folato. Por isso, se faz necessária a revisão de como ocorre este processo de metabolização do ácido fólico.

Como agem as sulfas?

As sulfonamidas agem impedindo que as bactérias produzam uma forma de ácido fólico de que necessitam para crescer e se multiplicar.

Como é feita a sulfa?

As sulfonamidas são preparadas pela reação de um cloreto de sulfonila com amônia ou amina. Certas sulfonamidas (sulfadiazina ou sulfametoxazol) são algumas vezes misturadas ao fármaco trimetoprim, que atua contra a di-hidrofolato redutase.

Como funciona o mecanismo de ação das sulfas?

  • Bom … o entendimento do mecanismo de ação das sulfas só ficou mais claro na década de 40, graças ao trabalho de D. D. Woods, e notem que é bem interessante. Funciona mais ou menos da seguinte maneira.

Qual a abreviação da palavra sulfa?

  • É a abreviação da palavra SULFANAMIDA (que é a abreviação de amino-benzeno-sulfamida. São antibióticos anteriores às penicilinas. sulfa é um antibacteriano que consiste em algum diverso sintético orgânico combinado capaz de inibir o crescimento de bactérias.

Quanto custa um comprimido de sulfametoxazol?

  • 1 comprimido de Sulfametoxazol + Trimetoprima (comprimido 400mg + 80mg) ou 1/2 comprimido de Sulfametoxazol + Trimetoprima (comprimido 800mg + 160mg) ou 10 mL de Sulfametoxazol + Trimetoprima (suspensão 200mg + 40mg) ou 5 mL de Sulfametoxazol + Trimetoprima (suspensão 400mg + 80mg) a cada 12 horas.

Quais são as reações de pele mais comuns com sulfametoxazol?

  • As reações de pele mais comuns observadas com Sulfametoxazol + Trimetoprima foram geralmente leves e rapidamente reversíveis após a retirada da medicação. Infiltrações pulmonares relatadas no contexto da alveolite alérgica ou eosinofílica podem se manifestar através de sintomas como tosse ou falta de ar.

Postagens relacionadas: