Quais são as características das borrachas sintéticas e onde são usadas?

Quais são as características das borrachas sintéticas e onde são usadas?

Quais são as características das borrachas sintéticas e onde são usadas?

Outros exemplos de borrachas sintéticas que também são copolímeros é a Buna-N, que é usada em revestimentos de tanques de gasolina, de mangueiras e em gaxetas, e o ABS, que é usado também na produção de pneus, telefones, invólucros de aparelhos elétricos e em embalagens.

Para que a borracha sintética serve?

São ideais para pavimentação e asfalto, criação de solados de calçados, adesivos e até mesmo para uso em processos de impermeabilização. TPE – a borracha sintética do tipo termoplástica reúne algumas características tanto da borracha como também do plástico.

O que é uma borracha sintética?

As borrachas sintéticas, em sua maioria, são misturas de compostos químicos (como derivados do petróleo) e a própria borracha natural. O processo de polimerização define a composição do material, que toma forma com a adição de minerais, plastificantes e etc.

Qual a diferença entre borracha natural e borracha sintética?

A primeira é feita de látex, líquido espesso e branco extraído de uma árvore nativa da Amazônia: a seringueira (Hevea brasiliensis). A segunda é um derivado do petróleo, obtido por meio de processo industrial, e tem um custo três vezes menor.

Onde a borracha pode ser usada?

Atualmente, a borracha é utilizada na fabricação de inúmeros produtos como pneus, luvas, mangueiras, acessórios para máquinas, elásticos, calçados, enfeites, joias e artefatos para cozinha.

O que é borracha de isopreno?

A borracha de isopreno ou poliisopreno é uma borracha natural sintética, ou seja, é um cis-1,4-poliisopreno obtido sinteticamente. A característica técnica do produto sintético depende da percentagem de 1,4 cis, sendo tanto mais parecida com a borracha natural quanto mais cis contém.

Qual é o polimero da borracha natural?

O poliisopreno, formador da borracha natural, pode ser encontrado no látex de árvores leitosas, sendo a principal fonte a seringueira (Hevea Brasiliensis), mas também pode ser encontrado em Figueiras, entre outros (ver Tabela 2).

Como é feita a borracha sintética?

A Borracha Sintética é um tipo de borracha feita a partir da polimerização de uma variedade de monômeros (pequenas moléculas que podem ligar-se a outras formando uma molécula maior, chamada de polímero).

O que é feita a borracha sintética e o plástico?

A borracha sintética e os plásticos - usados na fabricação de pneus, brinquedos e uma infinidade de outros produtos - são produzidos a partir do butadieno, uma molécula tradicionalmente produzida a partir do petróleo ou do gás natural.

Qual a estrutura da borracha sintética?

  • O segredo do sucesso da borracha sintética reside na estrutura da sua cadeia de moléculas: duas extremidades rígidas no exterior (Estireno), uma parte intermédia flexível, mais macia e com toque de borracha (Butadieno). Assim, a estrutura é a seguinte: Estireno– Butadieno– Estireno= SBS. Parece um pouco uma corda de saltar com pegas extralongas.

Quais são as substâncias presentes na borracha?

  • Além do polímero apresentado acima, na composição da borracha existem outras substâncias- aproximadamente 6% da sua composição são componentes não isoprênicos- lipídios, proteínas e carboidratos. Acredita-se que esses componentes têm responsabilidade nas características apresentadas pelo material.

Qual a origem do uso de borracha?

  • O uso de borracha remonta a tempos muito antigos. Os povos pré-colombianos, na América, já usavam borracha, por exemplo, fabricando bolas e sapatos. A produção de borracha, de fato, favoreceu o desenvolvimento de cidades da região amazônica como Manaus e Iquitos.

Quais são os compostos de borracha?

  • Os compostos de borracha geralmente são formulados a partir da mistura da matéria-prima base (borrachas natural ou sintética) e aditivos químicos, como agentes de vulcanização (geralmente enxofre), aceleradores de reação de vulcanização (catalisadores), plastificantes, cargas minerais, pigmentos e outros produtos auxiliares

Postagens relacionadas: