Para que serve a burocracia?

Para que serve a burocracia?
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Qual o objetivo da teoria da burocracia?
A Teoria da Burocracia como proposta para Weber, inclui a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade que é praticamente indestrutível.
Como funciona a burocracia?
Burocracia é um procedimento administrativo que consiste na organização de um grande número de pessoas que precisam atuar em conjunto. É um modelo que se distingue pela clara hierarquia de autoridade, a rígida divisão do trabalho, bem como regras, regulamentos e procedimentos inflexíveis.
Qual o significado do termo burocracia?
- Nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, o termo burocracia adquiriu fortes conotações negativas. É popularmente usado para indicar a proliferação de normas e regulamentos que tornam i Nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, o termo burocracia adquiriu forte...
Como a burocracia pode ser entendida?
- A burocracia pode ser entendida como um tipo de poder capaz de racionalizar os processos organizacionais (WEBER apud PIO, 2008), utilizada nas relações sócias, ela hierarquiza as classes e as impõem certos domínios. No inicio da revolução industrial a burocracia foi utilizada como instrumento de controle da hierarquia dentro das organizações, ...
Quais são os atributos da burocracia?
- Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas. Para Weber, a burocracia e a burocratização são processos inexoráveis, ou seja, inevitáveis e crescentes, presentes em qualquer tipo de organização, seja ela de natureza pública ou privada.
Como funciona a burocracia moderna?
- Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.