É possível fazer silagem de cana?

Índice

É possível fazer silagem de cana?

É possível fazer silagem de cana?

A silagem de cana segue os mesmos princípios que as demais silagens: colher e picar, encher rapidamente o silo, compactar muito bem e vedar totalmente. Todavia, além disso, devem ser usados aditivos para evitar a ocorrência de fermentações secundárias que produzem álcool.

Quanto tempo demora para fazer uma silagem de cana?

Esse sistema se completa em três anos e integra a roça de milho, a leguminosa gliricídia e espécies de capim adaptadas ao Semiárido.

Como armazenar silagem de cana-de-açúcar?

A vedação do silo deve ser feita com lonas novas e com dupla face. Em geral são necessárias algumas semanas até que todo o processo de fermentação da cana se estabilize dentro do silo e o material esteja realmente preservado para alimentar os animais.

Como fazer silagem de cana-de-açúcar para gado de corte?

A ensilagem consiste em picar a cana fresca e depois submetê-la a uma prensagem com o uso de um trator. Depois, o material permanece vedado por cerca de um mês, quando então poderá ser aberto e utilizado. Com este processo, a silagem pode ser armazenada por um período superior a um ano.

Qual a melhor cana para fazer silagem?

Os cultivares mais utilizados é: RB 72 454, IAC 86 2480, RB 85 5536 e RB 92 80 64. A utilização da cana-de-açúcar na alimentação animal fora do período de safra também sofre restrições porque a forragem apresenta menor valor nutritivo em virtude do baixo teor de sacarose.

Como ensacar silagem pronta?

Para isso, recomenda-se abrir uma espiga no campo e apertar com a unha. Nesta fase, o grão se apresenta pastoso a farináceo mole e a planta tem folhas da base secas e sua espiga de coloração amarelada. É importante ter em mente que se colhida fora do ponto ideal, o excesso de umidade prejudica a qualidade da silagem.

Qual o tempo que fica uma silagem?

21 dias Tempo de armazenamento: A silagem deve ficar armazenada por, no mínimo, 21 dias. A partir desse período, quanto mais tempo ficar ensilada melhor, pois ocorrem fermentações secundárias que também são importantes.

Como é feita a silagem?

Silagem é um processo de armazenamento da forragem. Esse processo garante que a perda nutricional da forragem seja pequena e permite com que o alimento seja armazenado por um longo período, graças à uma fermentação controlada durante o processo.”

Quanto tempo a silagem de milho pode ficar armazenada?

21 dias Tempo de armazenamento: A silagem deve ficar armazenada por, no mínimo, 21 dias. A partir desse período, quanto mais tempo ficar ensilada melhor, pois ocorrem fermentações secundárias que também são importantes.

Como conservar a silagem?

Como conservar silagem de palma forrageira

  1. Não deixar entrar água e ar no silo;
  2. Evitar a entrada de animais no silo e o trânsito deles ao redor;
  3. Faça furos na lona que deve ser branca. ...
  4. O silo deve ser aberto apenas após 30 dias de fechamento;
  5. Além disso, retire a silagem apenas no momento de servi-la no cocho.

Postagens relacionadas: