Como deve ser feito o teste do pezinho?

Índice

Como deve ser feito o teste do pezinho?

Como deve ser feito o teste do pezinho?

Ouça em voz altaPausarO exame é feito através de uma pequena picada no calcanhar do bebê. O furo é praticamente indolor e o sangue é coletado rapidamente. O calcanhar é o local escolhido por ser uma região com muitos vasos sanguíneos.

Quais são os tipos de testes do pezinho?

  • Os tipos de testes do pezinho são: Teste do Pezinho Ampliado. Esse tipo de teste do pezinho pode ser realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde e também pela saúde suplementar. Nele, podem ser detectadas 6 tipos de doenças: Deficiência de biotinidase.

Por que não se diagnosticar precocemente no teste do pezinho?

  • A maior parte das doenças triadas no Teste do Pezinho não apresentam sintomas no período neonatal. O risco em não se diagnosticar precocemente é gerar sequelas graves, e até irreversíveis em alguns casos, no desenvolvimento da criança, que só serão perceptíveis tardiamente.

Qual o teste de triagem do pezinho?

  • Feito no recém-nascido, o teste de triagem neonatal, mais conhecido como teste do pezinho, pode detectar rapidamente muitas doenças graves que são assintomáticas. Entenda mais sobre esse teste, seus objetivos e doenças rastreadas.

Qual o tempo de coleta do teste do pezinho?

  • Caso o Teste do Pezinho dê positivo para alguma das doenças investigadas, a família deverá ser orientada sobre o tratamento e cuidados a partir daquele momento. A coleta do Teste do Pezinho dura alguns minutos, tempo da amostra de sangue ser coletada. O exame é feito apenas uma vez após o nascimento da criança.

Postagens relacionadas: