Está faltando ou está faltando?

Índice

Está faltando ou está faltando?

Está faltando ou está faltando?

As duas formas existem e estão corretas. A dúvida reside em quando se deve utilizar está e quando se deve utilizar estar. Está é a forma conjugada do verbo estar na 3. ... Estar é a forma do verbo no infinitivo (vai estar, pode estar, deve estar).

Quando não usar infinitivo?

Há duas situações principais em que é facultativo o uso do infinitivo pessoal ou do infinitivo impessoal: quando o sujeito da segunda oração é igual ao sujeito da primeira oração e na voz passiva, com verbo pronominal ou de ligação.

Como se escreve podem ser?

1) apenas o primeiro verbo faz a concordância com o sujeito, ou seja, é flexionado, conjugado: podem. Verbos que sofrem flexão nas locuções são chamados de auxiliares. Os auxiliares exprimem uma ideia acessória, além do modo, tempo, pessoa e número do sujeito.

É correto dizer serem?

Ambas palavras estão corretas, mas são utilizadas de modos distintos. As palavras serem e ser estão corretas e existem na língua portuguesa. Entretanto, há regras específicas para o uso de cada uma dessas formas do verbo ser. A forma serem corresponde ao verbo ser no infinitivo pessoal e admite flexão em número.

Que deverão ser ou serem?

A forma correta é [a ser]. A razão é que, quando temos dois ou mais verbos se referindo a um mesmo sujeito (locução verbal), só o primeiro deles deve flexionar-se para concordar com o sujeito, ou seja, só ele é conjugado. É por isso que se diz “Eles precisam ser mais humildes” e não “Eles precisam serem mais humildes”.

Quando deve se usar o verbo no infinitivo?

O infinitivo é usado na sua forma sem flexão quando não há um sujeito claramente definido, quando o verbo é regido por uma preposição, em locuções verbais e com alguns verbos causativos e sensitivos, mesmo sem formar locução verbal (mandar, deixar, fazer, ver, sentir, ouvir,…).

Tem que infinitivo?

com «ter que» + infinitivo: Há algo que me assombra já faz um bom tempo, o uso da próclise após o que. Vejo em todos os lugares: legendas de filmes, conversas, palestras que sempre usam ênclise após o que. Por exemplo: «temos que fazê-lo»; «temos que matá-lo»; «você tem que editá-lo».

Postagens relacionadas: