Pode aplicar glicose na veia?
Índice
- Pode aplicar glicose na veia?
- Como administrar glicose 50 EV?
- Pode fazer glicose em bolus?
- O que é glicose na veia?
- Como fazer cálculo de bolus?
- Por que a administração de glicose hipertônica é isenta de riscos?
- Como pode ocorrer a infusão de glicose hipertônica?
- Posso reservar a solução hipertônica de glicose para pacientes com hipoglicemia?

Pode aplicar glicose na veia?
A escleroterapia com glicose consiste na aplicação de uma injeção contendo uma solução de glicose a 50 ou 75% diretamente nas varizes, fazendo com que elas desapareçam por completo. Trata-se de um procedimento relativamente simples, indicado para vasos e varizes de até 2 mm.
Como administrar glicose 50 EV?
A solução de glicose 50% é administrada por infusão intravenosa lenta após mistura com soluções de aminoácidos ou após diluição com outras soluções compatíveis para administração IV.
Pode fazer glicose em bolus?
Em um ambiente hospitalar, a administração de bolus de glicose por via intravenosa é a forma mais rápida de reverter uma hipoglicemia. O ideal é evitar administração da glicose pura por via IV pelo risco de desenvolvimento de flebite, devendo-se idealmente diluir no mínimo duas vezes a glicose a ser administrada.
O que é glicose na veia?
As soluções injetáveis de glicose nas concentrações de 5% e 10% são indicadas como fonte de água, calorias e diurese osmótica. As soluções de glicose de 5 a 10% são indicadas em casos de desidratação, reposição calórica, nas hipoglicemias e como veículo para diluição de medicamentos compatíveis.
Como fazer cálculo de bolus?
O Bolus Correção é calculado subtraindo-se o valor da meta glicêmica (META) do valor da glicemia do momento (GM) e dividindo-se o resultado pelo FS.
Por que a administração de glicose hipertônica é isenta de riscos?
- A administração endovenosa de solução hipertônica de glicose não é isenta de riscos. A infusão de glicose endovenosa pode causar tromboses, flebites e efeitos neurotóxicos pela hiperglicemia.
Como pode ocorrer a infusão de glicose hipertônica?
- A infusão de glicose endovenosa pode causar tromboses, flebites e efeitos neurotóxicos pela hiperglicemia. O extravasamento da solução de glicose hipertônica também pode ocorrer, levando a lesões em pele e/ou de partes moles, flebites, perda de membros e até há relatos de morte.
Posso reservar a solução hipertônica de glicose para pacientes com hipoglicemia?
- Sugere-se reservar o uso de solução hipertônica de glicose para pacientes em hipoglicemia e que estejam inconscientes e com acesso venoso pérvio.