Como saber se estou com candidíase ou infecção urinária?
Índice
- Como saber se estou com candidíase ou infecção urinária?
- É possível detectar candidíase no exame de urina?
- Qual exame de urina detecta candidíase?
- O que pode ser confundido com candidíase?
- Como saber se estou livre da candidíase?
- Como ter certeza que está com candidíase?
- Como é feito o diagnóstico da candidíase?
- Qual o médico indicado para candidíase peniana?
- Como diagnosticar a candidíase de pele?
- Como é possível detectar candidíase intestinal?

Como saber se estou com candidíase ou infecção urinária?
Dor ou ardência ao urinar A presença de dor ou ardência ao urinar é um sintoma muito recorrente na candidíase, porém se essa dor for acompanhada da necessidade de ir ao banheiro muito frequentemente ou se a dor começar a aparecer na parte inferior da barriga pode ser sinal de infecção urinária.
É possível detectar candidíase no exame de urina?
Quando a candidíase causa infecções mais graves, invadindo outros órgãos ou indo para a corrente sanguínea, mais exames são necessários. A candidíase aparece no exame de urina, por exemplo, quando ela invade o trato urinário, ou, quando ela se espalha pela corrente sanguínea, a candidíase altera o exame de sangue.
Qual exame de urina detecta candidíase?
Dependendo do tipo de cândida, requer um exame específico? O exame de urocultura comum e antibiograma detecta infecção urinária por bactérias somente. No caso de suspeita de infecção de urina por fungos como a Cândida precisa pedir um exame específico para este fim como a urocultura com pesquisa de fungos.
O que pode ser confundido com candidíase?
Uma infecção parecida com a candidíase é a vaginose citolítica (VC), cujos sintomas, incluindo corrimento esbranquiçado sem cheiro e leve ardor, são semelhantes aos causados pela Candida albicans.
Como saber se estou livre da candidíase?
A candidíase pode acontecer em vários locais do corpo (pena que não estava especificado na pergunta), basicamente, a melhora se faz quando o local volta a sua cor natural e não há mais dor, coceira ou ardência local.
Como ter certeza que está com candidíase?
Quando se acha que se pode estar com candidíase genital é importante ficar atento a alguns sinais que incluem:
- Coceira intensa na região genital. ...
- Vermelhidão e inchaço na região genital. ...
- Placas esbranquiçadas na vagina ou na cabeça do pênis. ...
- Corrimento esbranquiçado com grumos, semelhante a leite talhado.
Como é feito o diagnóstico da candidíase?
- Como é feito o diagnóstico da candidíase? O diagnóstico vai depender dos sintomas apresentados e da região em que a doença se apresenta. Veja como é realizado nos tipos mais comuns. Esse tipo de candidíase é mais facilmente diagnosticado por causa dos sinais evidentes. Para confirmação, o médico realiza exame de cultura por meio de escarro.
Qual o médico indicado para candidíase peniana?
- No caso de candidíase peniana, o médico indicado é o urologista, visto que essa especialidade cuida do sistema genital masculino. É importante salientar que a infecção por cândida pode ser assintomática, principalmente no homem.
Como diagnosticar a candidíase de pele?
- A candidíase de pele é diagnosticada por meio do exame clínico, que apresenta as lesões características em dobras de pele. Além disso, colhe-se a descamação para realizar exame micológico. O diagnóstico é fechado quando se observa pseudo-hifas e leveduras nos esfregaços com raspados da lesão e uma solução úmida de hidróxido de potássio.
Como é possível detectar candidíase intestinal?
- No entanto é possível suspeitar de candidíase intestinal quando são observados pequenos resíduos esbranquiçados nas fezes, sendo indicativo da proliferação em excesso do fungo.