O que incide sobre o 13o salário?

Índice

O que incide sobre o 13o salário?

O que incide sobre o 13o salário?

Se você pediu o adiantamento em agosto, por exemplo, a primeira parcela de 13º paga foi equivalente à metade do salário de julho. A segunda parcela equivale ao salário bruto do mês de dezembro, com os descontos do adiantamento da primeira parcela, o INSS e o Imposto de Renda (IR).

Quando recolher o FGTS do décimo terceiro?

O FGTS incidirá sobre o valor bruto pago efetivamente, pelo regime de competência, ou seja, referente ao pagamento da 2ª (segunda) parcela. O FGTS deverá ser recolhido até o dia 7 de janeiro junto com a folha de pagamento de dezembro. No pagamento da segunda parcela do 13º salário há incidência do IRRF sobre o total.

Quanto descontar de INSS do 13o salário?

O décimo terceiro desconta INSS de acordo com a tabela de contribuição mensal e, dependendo da faixa salarial, há imposto sobre décimo terceiro também. O desconto do INSS pode ser de 8%, 9% ou 11% sobre o salário bruto ou proporcional aos meses trabalhados, de acordo com a faixa salarial.

Como é descontado o INSS do 13o salário?

Assim como no salário normal mensal, no 13° também ocorre o desconto do Imposto de Renda e INSS. ... Sendo assim, você receberá 50% do valor total do seu 13° salário na primeira parcela, e os descontos Imposto de Renda e INSS serão aplicados na segunda parcela. Esses valores de desconto variam de acordo com cada caso.

Como recolher o FGTS do 13?

FGTS – deve ser recolhido sobre a competência da 1ª parcela e sobre a competência da 2ª parcela. Por exemplo, para adiantamento de 13º salário pago em novembro, o FGTS é recolhido na SEFIP de novembro, juntamente com a folha de pagamento.

Como fazer FGTS 13o?

Geração do SEFIP Competência 13 Para gerar o arquivo SEFIP exclusivo para 13º Salário, selecione a rotina especial para a geração do SEFIP; conforme cadastrado em seu sistema. Após, marque somente a folha de 13º Salário com data-base utilizada para o cálculo desta folha. Acesse: Menu: Relatórios / Rotinas Especiais.

É descontado INSS do 13 salário?

A partir do dia 24 de junho o Instituto Nacional do Seguro Social começará a pagar a segunda parcela do 13° salário do INSS para quem recebe um salário mínimo. Essa parcela vem com o desconto do Imposto de Renda para aqueles que são contribuintes do IRPF.

Tem 13 de FGTS?

A incidência do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ocorrerá sempre que houver o pagamento (1ª e 2ª parcelas) do 13º salário, devendo a empresa efetuar o recolhimento até o dia 07 do mês subseqüente.

São considerados impostos que incidentes sobre férias e 13º salário?

Ao entrar no período de férias, é possível solicitar a antecipação da primeira parcela, que pode ser paga de janeiro até 30 de novembro do ano corrente. A segunda parcela pode ser paga até 20 de dezembro. INSS, FGTS e IR são os impostos incidentes sobre o valor do 13º salário.

Quando deve ser recolhido o FGTS?

  • FGTS . O FGTS incidirá sobre o valor pago, efetivamente, pelo regime de competência, ou seja, se o pagamento da primeira parcela ocorrer em novembro, o FGTS deverá ser recolhido até o dia 07 de dezembro, junto com a folha de pagamento. Se a primeira parcela for paga por ocasião das férias, o FGTS deve ser recolhido no mês subsequente.

Qual a incidência do FGTS na primeira parcela do salário?

  • INSS . Na primeira parcela do 13º salário, não há incidência do INSS. FGTS . O FGTS incidirá sobre o valor pago, efetivamente, pelo regime de competência, ou seja, se o pagamento da primeira parcela ocorrer em novembro, o FGTS deverá ser recolhido até o dia 07 de dezembro, junto com a folha de pagamento.

Qual o desconto do décimo terceiro?

  • Portanto, o trabalhador terá como desconto do décimo terceiro todos os itens obrigatórios que já citamos e os descontos autorizados. Caso ele não tenha desconto autorizado por ele, como a Contribuição Sindical, assistência médica, entre outros, o valor total do 13º salário será maior.

Como descontar o décimo terceiro salário?

  • O décimo terceiro salário é um benefício que todo trabalhador registrado tem direito a receber até o final do ano. Ele é dividido em duas parcelas, que possuem regras totalmente distintas entre elas. Pode descontar INSS do décimo terceiro em 2020? Saiba tudo aqui (Foto: Freepik.com) Lei mais: Como calcular o 13º salário?

Postagens relacionadas: