O que pode acontecer se o empregado não for fazer o exame demissional?

O que pode acontecer se o empregado não for fazer o exame demissional?

O que pode acontecer se o empregado não for fazer o exame demissional?

Já no caso do exame demissional, caso o colaborador não faça, além de descumprir uma obrigatoriedade legal, perderá a chance de ser indenizado caso tenha adquirido alguma doença durante o período do contrato.

O que pode dar inapto no exame demissional?

Assim, em resumo, o empregado que no exame demissional for considerado inapto para o trabalho ou diagnosticado com alguma doença relacionada à função, como já explicamos, não poderá ter a dispensa homologada e deverá ser conduzido a tratamento médico.

Quando dar inapto no demissional?

Segundo a Norma Regulamentadora nº 07 do Ministério do Trabalho e Emprego, o exame demissional pode ser dispensado se o último exame médico periódico houver sido realizado há menos de 135 dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, ou 90 dias para as empresas de grau de risco 3 e 4 (conforme o Quadro I da NR-04).

O que fazer quando o exame periódico da inapto?

Em todo caso, é importante solicitar que o médico do trabalho que realizou o exame com resultado de inapto forneça o ASO informando o motivo detalhado da inaptidão do funcionário, podendo ainda sugerir exames complementares ou fazer encaminhamentos a outros especialistas.

Quanto tempo de empresa precisa para fazer exame demissional?

10 dias Segundo a nova portaria, o exame médico demissional deve ser realizado obrigatoriamente em até 10 dias contados a partir da data do término do contrato.

Quando o empregado deve fazer o exame demissional?

10 dias Segundo a nova portaria, o exame médico demissional deve ser realizado obrigatoriamente em até 10 dias contados a partir da data do término do contrato.

Como o exame demissional deve ser feito dentro do aviso prévio?

  • O exame demissional deve ser feito dentro do aviso prévio? Minha chefe não está liberando o papel assinado para que eu possa realiza- lo. Qyais as consequencias para a empresa caso não me wntreguem a documentação? Mas há um limite, certo? Quanto tempo ela pode esperar até liberar o exame de demissão, sendo que essa é minha última semana do aviso?

Qual o prazo para realização do exame médico demissional?

  • Antes da Reforma Trabalhista, o texto da NR-7 estabelecia que o prazo para realização do exame médico demissional era “até a data da homologaçao “. Antes da Reforma Trabalhista, o texto da NR-7 estabelecia que o prazo para realização do exame médico demissional era “até a data da homologaçao “.

Quando deve ser realizado o exame demissional?

  • O exame demissional deve ser realizado quando último exame médico periódico tiver sido realizado há mais de dias, dependendo do grau de risco da atividade exercida. Esse exame, no entanto, não é obrigatório em casos de demissão por justa causa, ficando a critério da empresa a realização ou não do exame. Quem paga?

Qual o exame admissional e demissional?

  • Exame admissional e demissional: Todas as suas dúvidas respondidas aqui! Os exames admissionais e demissional são exames que devem ser solicitados pela empresa para avaliar a condição geral de saúde e verificar se a pessoa está apta para realizar determinada função ou se adquiriu alguma condição devido ao trabalho.

Postagens relacionadas: