Tem como saber se estou grávida pelo exame de toque?

Índice

Tem como saber se estou grávida pelo exame de toque?

Tem como saber se estou grávida pelo exame de toque?

O exame de toque, por si só, não detecta gravidez numa fase inicial, sendo necessário utilizar outros métodos para o diagnóstico da gravidez, como palpação, ultrassonografia e exame de sangue Beta-HCG, além da avaliação pelo médico dos sinais e sintomas apresentados pela mulher que podem ser indicativos de gravidez.

É necessário fazer o exame de toque na gravidez?

O exame de toque pode ser feito em qualquer estágio da gestação, é uma questão de necessidade. Se houver preocupação pela parte do médico, pode ser feito até mesmo nas primeiras semanas de gestação para investigar algum acontecimento como o sangramento por exemplo.

Tem como descobrir gravidez pelo preventivo?

Com o resultado do preventivo, é possível diagnosticar precocemente condições como IST's, infecções vaginais, tumores e lesões precursoras do câncer de colo uterino (comumente causado pelo vírus HPV). Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o exame de prevenção não é capaz de detectar a gravidez da mulher.

Será que pelo exame de toque dá para detectar a gravidez?

  • É verdade que pelo exame de toque dá para detectar gravidez? O médico pode até desconfiar num exame de toque que a mulher esteja grávida, bem no comecinho da gestação, mas não dá para dizer com certeza. O colo uterino de uma mulher não-grávida tem uma consistência firme ao toque, semelhante a sensação de se tocar a ponta do nariz.

Como é feito o toque na mulher grávida?

  • Assim como na mulher não grávida, o toque é feito com a paciente deitada e com as pernas levemente abertas. A posição da maca onde a gestante deita, permite que o médico (ginecologista obstetra) tenha controle sobre a forma com que irá introduzir os dedos e até mesmo que possa visualizar a cavidade vaginal se for o caso.

Como fazer o toque vaginal na gravidez?

  • O exame de toque permite ao médico avaliar a evolução da gestação. Nas consultas de rotina da gravidez, a partir das 34- 35 semanas, o médico poderá fazer o toque vaginal para apreciação do colo uterino e do estádio da apresentação do corpo do bebé. Se suspeita que está grávida e vai ao médico, este poderá fazer o toque vaginal.

Quando pode ser realizado o exame de toque vaginal?

  • O exame de toque vaginal pode ser realizado durante a gravidez ou no trabalho de parto para avaliação de rotina e identificação de demoras na fase ativa do trabalho de parto. O exame de toque ou toque vaginal pode ser realizado durante a gravidez, nas consultas pré-natais e no trabalho de parto, na fase ativa (após 4 cm de dilatação).

Postagens relacionadas: