Porque jejum de 12h para exame de sangue?

Índice

Porque jejum de 12h para exame de sangue?

Porque jejum de 12h para exame de sangue?

O jejum para exame de sangue é muito importante e deve ser respeitado quando necessário, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados de alguns exames, especialmente quando é necessário avaliar a quantidade de alguma substância que pode ser alterada pela alimentação, como colesterol ou açúcar, ...

Qual é o tempo máximo de jejum?

Para dosagem de glicose para diagnóstico de diabetes, o jejum mínimo ainda é de 8 horas. Já para o perfil lipídico é de 12 horas, devido à dosagem de triglicérides. Para todos os exames, nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas.

Quantas horas de jejum para fazer exame de lipidograma?

De acordo com o Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, o jejum para a realização do lipidograma não é obrigatório. A necessidade, ou não, depende do tipo de análise solicitada. Para pedidos com glicemia, por exemplo, recomenda-se o jejum máximo de 14 horas.

Quanto tempo de jejum para exame de sangue glicemia?

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.

Por que o jejum prolongado prejudica o resultado dos exames de sangue?

  • A equipe do laboratório deve estar preparada para avaliar se o caso requer realmente que se realize o exame ou poderá adiar para outro dia, evitando incorrer em erros nos valores dos testes laboratoriais. O jejum prolongado causa alterações metabólicas no organismo, influenciando decisivamente no resultado dos exames de sangue.

Quais são os valores dos exames de jejum?

  • Nos resultados dos exames haverão novos valores de referência, referentes a quem não fez o jejum. No entanto, só terão valores diferentes os triglicérides. Os valores dos exames que verificam o Colesterol Total, HDL-C, LDL-C e não-HDL-C continuaram iguais.

Qual o exame que requer jejum mais prolongado?

  • O exame que obrigatoriamente requer o jejum mais prolongado passou a ser o de glicose, usado no diagnóstico de diabetes. Para realizá-lo, o paciente deve ficar sem ingerir alimentos por 8 horas. A grande maioria dos outros exames requer jejum entre três e quatro horas.

Qual o tempo de jejum do paciente?

  • De acordo com o novo consenso, quando a solicitação médica não traz definido o tempo de jejum, o laudo do exame deve informar ao médico se o paciente estava de jejum ou não e por quanto tempo. Isso permite que o perfil lipídico seja avaliado juntamente com o estado metabólico do paciente.

Postagens relacionadas: