Como fazer divórcio amigável no cartório?

Índice

Como fazer divórcio amigável no cartório?

Como fazer divórcio amigável no cartório?

Como o próprio nome sugere, o primeiro passo para fazer um divórcio consensual é o prévio consenso entre as partes. Em segundo lugar, o casal só poderá realizar o divórcio consensual diretamente no cartório caso não haja filhos menores ou incapazes descendentes da relação.

O que é preciso para um divórcio amigável?

O divórcio amigável é um tipo de divórcio no qual você e a sua esposa estão comum acordo sobre a separação. Assim, dão entrada no processo de divórcio em conjunto. Ou seja, ambos podem pedir o divórcio consensual, e a qualquer momento. Além disso, um procurador pode dar entrada na ação por vocês.

Quanto tempo demora um processo de divórcio amigável?

Se houver consenso, o divórcio judicial consensual costuma demorar cerca de 3 meses. Já, em caso de não haver consenso, o divórcio judicial litigioso é bem mais demorado, costuma durar uma média de 2 anos até sua resolução (mas esse tempo é só uma estimativa, uma média, há casos mais rápidos e outros mais demorados).

Será que o divórcio pode ser feito em cartório?

  • Se houver litígio, o divórcio e a separação podem ser feitos em cartório? Não, nesta hipótese o divórcio e a separação devem necessariamente ser feitos em Juízo. É necessário estar separado para se divorciar? Não, a Emenda Constitucional 66 /2010 eliminou os prazos antes necessários para o divórcio.

Qual o advogado para o divórcio em cartório?

  • Para a realização do divórcio em cartório, é imprescindível a presença de um advogado (art. 1.124-A, § 2º do CPC ), o qual não poderá ser indicado pelo cartório (art. 9º da Resolução nº 35 /2007 do CNJ).

Quem pode optar pelo divórcio direto?

  • O casal pode optar pelo divórcio direto, a qualquer tempo, independente do prazo mínimo de casamento ou de prévia separação. ... A escritura de divórcio deve ser averbada no Cartório de Registro Civil para alteração do estado civil das partes.

Quais devem constar na escritura pública de divórcio?

  • Na escritura pública de divórcio deverão constar as disposições relativas à partilha dos bens do casal e à pensão alimentícia. Importante observar que essas disposições não são obrigatórias, pois o cônjuge poderá abrir mão de sua pensão alimentícia.

Postagens relacionadas: