Como pedir o divórcio com filho menor?
Índice
- Como pedir o divórcio com filho menor?
- Como funciona divórcio com filho?
- Quando os pais se separam os filhos têm direito a alguma coisa?
- Quando o divórcio deve ser judicial?
- Quando começou o divórcio extrajudicial?
- Como o juiz pode julgar o pedido de divórcio?
- Como é possível o divórcio?
- Qual o requisito para dissolução do casamento pelo divórcio?

Como pedir o divórcio com filho menor?
Embora a lei diga que não pode ser feito o divórcio em cartório quando o casal tem filhos menores de dezoito anos, há uma possibilidade. É permitido o divórcio em cartório desde que as ações judiciais sejam previamente realizadas referentes aos menores, como por exemplo, guarda, pensão de alimentos e visitas.
Como funciona divórcio com filho?
O divórcio com filhos é realizado, obrigatoriamente, através da via judicial, até mesmo quando há consenso entre o casal. Isso ocorre porque o Ministério Público precisa garantir que os interesses do menor sejam respeitados durante o processo.
Quando os pais se separam os filhos têm direito a alguma coisa?
A princípio cabe esclarecer que quando os pais separam os filhos não têm direito à partilha de bens por ocasião do divórcio. Os filhos só são herdeiros por ocasião da morte de seus pais (direito sucessório) e não da separação deles (direito de família).
Quando o divórcio deve ser judicial?
Caso existam filhos menores de idade ou se o casal não estiver de acordo, o divórcio deverá ser feito através de processo judicial e é necessário um advogado para cada um. Nesse caso o divórcio é chamado de litigioso (quando há litígio, ou seja, conflito entre as partes).
Quando começou o divórcio extrajudicial?
- Elaborado em 05/2020. O Divórcio Extrajudicial, realizado diretamente nas Serventias Notariais, sem qualquer participação do Judiciário passou a ser permitido no ordenamento brasileiro por ocasião da Lei 11..
Como o juiz pode julgar o pedido de divórcio?
- Inclusive, como bem nos alertam CRISTIANO CHAVES DE FARIAS e NELSON ROSENVALD, "o juiz não pode deixar de julgar, imediatamente, o pedido de divórcio, que não está submetido à controvérsia, sob pena de gritante afronta ao Texto Constitucional, que propiciou a facilitação da dissolução nupcial" [2].
Como é possível o divórcio?
- Por isso, a Emenda Constitucional n. 66/10 tornou o divórcio o mais simples possível. Veja-se que, pelo atual texto constitucional, "o casamento civil pode ser resolvido pelo divórcio". Não impôs o constituinte qualquer condição para a realização do divórcio, como já fez em outros tempos.
Qual o requisito para dissolução do casamento pelo divórcio?
- Trata-se de norma constitucional de eficácia plena, de modo que o único requisito para que haja a dissolução do casamento pelo divórcio é muito simples: a vontade de uma pessoa casada em se divorciar.