O que acontece se eu depositar o cheque antes da data?

Índice

O que acontece se eu depositar o cheque antes da data?

O que acontece se eu depositar o cheque antes da data?

Muitos não sabem, mas que se o cheque for pré-datado e depositado antes da data prevista, o consumidor tem direito a receber indenização por danos morais e isto está previsto na Súmula 370 do Superior Tribunal de Justiça, logo, se trata de um entendimento já consolidado.

Como é feito o pagamento com cheque?

O cheque é uma ordem de pagamento que pode ser à vista ou a prazo. Isso significa que, ao passá-lo, o emissor dá uma ordem para o banco fazer o pagamento de um determinado valor ao beneficiário. Além disso, ele também é um título de crédito e, consequentemente, um reconhecimento da dívida por parte do emissor.

Quando o cheque pode ser depositado antes da data?

  • O cheque pode ser depositado antes da data? Infelizmente, sim. A data na verdade é uma sugestão para o cobrador de quando é o melhor momento para o cheque ser depositado. É uma forma de reforçar que em tal dia você vai ter dinheiro certinho na conta e evitar que o cheque seja devolvido.

Qual a data de emissão do cheque?

  • No entanto, o cheque é uma ordem de pagamento à vista e o beneficiário pode apresentá-lo a pagamento antes da data nele inscrita como data de emissão. Nesse caso, se a conta tiver provisão suficiente, o banco pagará o cheque.

Como preencher um cheque pré-datado?

  • Como preencher um cheque pré-datado? A princípio você preenche como um cheque normal. Coloca o valor, nome de quem vai receber e a data que o cheque foi assinado. Na parte de baixo, você acrescenta a data que acredita ser melhor para o valor ser compensado. Segue que é sucesso!

Quando é o melhor momento para receber o cheque?

  • A data na verdade é uma sugestão para o cobrador de quando é o melhor momento para o cheque ser depositado. É uma forma de reforçar que em tal dia você vai ter dinheiro certinho na conta e evitar que o cheque seja devolvido. No entanto, quem vai receber o valor não precisa aguardar a data para compensar o cheque.

Postagens relacionadas: