Como se faz uma denúncia anônima no Conselho Tutelar?

Índice

Como se faz uma denúncia anônima no Conselho Tutelar?

Como se faz uma denúncia anônima no Conselho Tutelar?

A maneira mais eficaz de fazer a denúncia é pelo Disque 100, a ligação é gratuita e pode ser anônima. O serviço funciona em todo o país e encaminha as denúncias para os conselhos tutelares.

Como fazer uma denúncia ao Conselho Tutelar pela internet?

As irregularidades devem ser denunciadas através do CMDCA, pelos emails [email protected] e [email protected] ou do Ministério Público, indicando o Conselho Tutelar, a situação, datas e se possível, os nomes dos conselheiros envolvidos.

Como fazer denúncia para juizado de menor?

Denúncias sobre maus-tratos, violência, ou abusos contra crianças e adolescentes podem ser realizadas por meio do número de telefone 100, por qualquer cidadão. A ligação é gratuita. O serviço funciona para todo o país, todos os dias da semana, das 8 às 22 horas, inclusive nos feriados.

Como fazer a denúncia do Conselho Tutelar?

  • Caso vislumbre qualquer dessas realidades, não hesite e acione o Conselho Tutelar. A maneira mais eficaz de fazer a denúncia é pelo Disque 100, a ligação é gratuita e pode ser anônima. O serviço funciona em todo o país e encaminha as denúncias para os conselhos tutelares.

Quando é necessário encaminhar o caso para o Conselho Tutelar?

  • O trabalho só inicia quando os membros da equipe recebem uma denúncia. Por isso, é fundamental encaminhar o caso para o Conselho Tutelar sempre que presenciar algum caso de violação dos direitos da criança e do adolescente. Entre as principais medidas tomadas pelo órgão para corrigir problemas denunciados estão:

Como funciona o Conselho Tutelar?

  • Na maioria dos casos, o Conselho Tutelar vai ser provocado, chamado a agir, por meio de uma denúncia. Outras vezes, o Conselho, sintonizado com os problemas da comunidade onde atua, vai se antecipar à denúncia - o que faz uma enorme diferença para as crianças e adolescentes.

Posso acionar o Conselho Tutelar do seu município?

  • Você pode acionar o Conselho Tutelar do seu município, que trabalha em regime de plantão (inclusive neste período de pandemia). Que indícios uma criança ou adolescente que esteja sofrendo algum tipo de violência pode apresentar?

Postagens relacionadas: