Quando o funcionário já trabalhou na empresa tem contrato de experiência?
Índice
- Quando o funcionário já trabalhou na empresa tem contrato de experiência?
- Qual o prazo mínimo para recontratação de funcionário demitido?
- Pode recontratar antes de 90 dias?
- O que diz o artigo 445 da CLT?
- Qual o período que eu posso recontratar um funcionário?
- Como estabelecer um contrato de experiência com o funcionário?
- Como funciona o contrato de experiência?
- Quando pode ser prorrogado o contrato de experiência?
- Será que o contrato de experiência será excedido?

Quando o funcionário já trabalhou na empresa tem contrato de experiência?
O entendimento prevalecente no Tribunal Superior do Trabalho orienta-se no sentido de que se revela inválido o contrato de experiência para empregado que já laborou na mesma empresa exercendo idêntica função do novo contrato de emprego.
Qual o prazo mínimo para recontratação de funcionário demitido?
90 dias A Portaria 384/92, artigo 2º do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), informa que, quando há a rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, esse empregado só pode ser readmitido 90 dias a partir data de rescisão: Art.
Pode recontratar antes de 90 dias?
Ou seja, a recontratação de empregado não pode ocorrer antes de 90 (noventa) dias da data da sua rescisão, sob pena desta ser considerada fraudulenta, ensejando sua nulidade e consequente reconhecimento judicial da unicidade contratual entre os contratos firmados, à teor do artigo 9º da CLT.
O que diz o artigo 445 da CLT?
Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias. O artigo 451 da CLT determina que o contrato de experiência só poderá sofrer uma única prorrogação, sob pena de ser considerado contrato por prazo indeterminado.
Qual o período que eu posso recontratar um funcionário?
“Art. 2º Considera-se fraudulenta a rescisão seguida de recontratação ou de permanência do trabalhador em serviço quando ocorrida dentro dos noventa dias subsequentes à data em que formalmente a rescisão se operou.” A portaria reforça que deve ser respeitado o prazo de 90 dias para a recontratação de um funcionário.
Como estabelecer um contrato de experiência com o funcionário?
- Para evitar que isso aconteça, toda empresa deve estabelecer um contrato de experiência com o novo funcionário. Esse contrato tem um limite máximo de dias para vigorar, e permite que a empresa veja se o funcionário consegue se adaptar e realizar suas tarefas com bom desempenho. Esse contrato é extremamente vantajoso para ambas as partes, ...
Como funciona o contrato de experiência?
- O contrato de experiência funciona como um período de teste no qual os dois lados podem verificar a viabilidade do vínculo. O empregador tem direito ao desligamento com menos encargos. Já o funcionário pode se desvincular caso não sinta que todas as suas expectativas em relação ao cargo serão alcançadas.
Quando pode ser prorrogado o contrato de experiência?
- O contrato de experiência pode ser prorrogado? Como mencionado anteriormente, o contrato de experiência é limitado a 90 dias. A primeira observação importante é que a contagem é em dias e não em meses. Sendo assim, a prorrogação desse contrato só pode ocorrer quando a empresa estabelece um tempo menor do que o prazo máximo, e por apenas uma vez.
Será que o contrato de experiência será excedido?
- Quando esse tempo se encerrar e for excedido, o contrato será considerado como contrato de trabalho por tempo indeterminado. Agora, por mais que esse contrato de experiência seja por um prazo limitado, a empresa ainda precisa registrar esse tempo em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), que eu vou comentar melhor a seguir.