Pode existir alteridade com o animal?

Índice

Pode existir alteridade com o animal?

Pode existir alteridade com o animal?

A dialética que permanece é a do homem/animal. Não é o caso de humanizar os animais, mas transcender via alteridade absoluta ou renúncia ou substituição, o conceito de humano, revelar ao humano o animal que é.

O quê Bentham e Aristóteles podem dizer de uma pessoa que tem prazer em brigas de cães?

QUESTÃO EM PORTUGUÊS: a) Bentham: “Gostar de torturar animais é errado; e só devemos ter prazer nas coisas certas. ... Mas o ato de tortura é menos grave pelo fato de essa pessoa ter prazer nele. ” Aristóteles: "Se as pessoas gostam de brigas de cães, então a prática é realmente virtuosa."

O que é relação de alteridade?

Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade.

O que é condição animal?

O animal sempre acorreu à filosofia para servir de ponto de apoio a partir do qual se ergue a humanidade do homem. A condição do animal, então, é a de testemunha da dignidade do homem. ... Os animais ocupam espaço no mundo para alcançar conforto, segurança e alimento ao homem.

Qual o nome da lei que protege os animais?

A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais: Art. 32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

Quem é responsável pelo direito dos animais?

Assim, a Constituição Federal não trata com clareza se os direitos fundamentais previstos aos seres humanos também são resguardados aos animais. Entretanto, prevê explicitamente que é dever da União, Estados, Distrito Federal e Municípios a preservação da fauna68.

O que a filosofia significa nos dias de hoje?

A filosofia hoje consiste em reflexões que direcionam o indivíduo para padrões de comportamento que ele julga ser ético. ... Na sociedade atual a filosofia se traduz na busca de um consenso ético que seja o mais racional possível, porém respeitando as crenças individuais de cada um.

Como a palavra autônomo pode ser usada?

  • Como já falamos anteriormente, a palavra autônomo pode ser usada para designar uma pessoa ou algo mais específico, como uma empresa, por exemplo.

Quando se diz que uma instituição possui caráter autônomo?

  • Seja um indivíduo ou uma instituição, quando se diz que determinada coisa ou situação possui caráter autônomo, significa que esta não está submissa a um padrão pré-estabelecido, sendo ela mesma a organizadora da sua rotina, modo de produção e etc.

Quem é o trabalhador autônomo?

  • Trabalhador autônomo. O chamado trabalhador autônomo é o profissional que trabalha por conta própria, ou seja, desempenha uma atividade remunerada sem ter vínculo empregatício com alguma empresa, por exemplo. ... de acordo com os seus próprios princípios e regras.

Qual o adjetivo autônomo?

  • Autônomo é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que age de acordo com as normas de sua própria conduta, seguindo as suas leis e imposições sem a interferência de outrem. Seja um indivíduo ou uma instituição, quando se diz que determinada coisa ou situação possui caráter autônomo, significa que esta não está submissa a um padrão ...

Postagens relacionadas: