Pode fazer assembleia de condomínio na pandemia?

Índice

Pode fazer assembleia de condomínio na pandemia?

Pode fazer assembleia de condomínio na pandemia?

Com os decretos estaduais e municipais que restringem a participação e realização de assembleias presenciais por conta da aglomeração de pessoas e por uma questão de saúde e responsabilidade social e sanitária, a realização das assembleias de forma on-line foi a melhor solução para os condomínios na pandemia.

Como fazer assembleia virtual em condomínio?

Passo a passo para a assembleia virtual

  1. Cadastro do condomínio e condôminos na plataforma;
  2. Enviar um e-mail com a convocação detalhada para a assembleia, especificando o link de acesso, login, horário de abertura e encerramento e quanto tempo a votação ficará aberta;
  3. Abertura;
  4. Lista de presença das pessoas online;

Como funciona a assembleia Virtual?

Assembleia virtual é a assembleia condominial realizada pela internet. Ao invés de os condôminos irem às reuniões presenciais para deliberar sobre os assuntos, eles votam no ambiente virtual.

O que é uma assembleia-geral de condomínio?

A assembleia de condomínio consiste em uma reunião entre responsáveis pela gestão dos empreendimentos e moradores para a discussão de assuntos de interesse coletivo.

Quem pode votar para eleger síndico?

Apenas os proprietários dos imóveis podem votar. Os inquilinos podem conseguir o direito, mas precisam de uma procuração dos donos dos imóveis autorizando o processo. Sendo assim, no momento da eleição, os proprietários devem comparecer na assembleia de condomínio para votarem e, assim, decidirem o novo síndico.

Qual a finalidade da Assembleia de condóminos?

  • Em época crítica de assembleias de condóminos convém relembrar a legislação que as regula assim como alguns pontos fundamentais. A assembleia ou reunião de condóminos é o encontro de todos os proprietários (condóminos) e tem como finalidade a discussão e tomada de decisões de interesse comum no que diz respeito ao condomínio.

Como é possível realizar uma assembleia online?

  • Já é rotina de qualquer condomínio realizar uma assembleia para resolver pendências e tomar decisões. Nos últimos anos, a ideia de realizá-la em ambiente online tem sido cada vez mais buscada por administradoras devido às facilidades que proporciona e, mais recentemente, para contornar as normas de isolamento social.

Como convocar a Assembleia?

  • 1º Se o síndico não convocar a assembleia, um quarto dos condôminos poderá fazê-lo. 2º Se a assembleia não se reunir, o juiz decidirá, a requerimento de qualquer condômino. Art. 1.355. Assembleias extraordinárias poderão ser convocadas pelo síndico ou por um quarto dos condôminos.

Qual é a convocação de reunião de condomínio?

  • Normalmente, a convocação de reunião de condomínio é feita pelo síndico. No entanto, um quarto dos moradores podem convocar uma assembleia extraordinária se efetuarem o recolhimento da assinatura desta quantidade mínima de condôminos no edital de convocação. Neste caso, todos os moradores deverão serem convocados, inclusive o síndico.

Postagens relacionadas: