Qual a importância de vibrar o concreto?

Qual a importância de vibrar o concreto?

Qual a importância de vibrar o concreto?

O adensamento do concreto, quando executado de maneira correta, é fundamental para a maior durabilidade das estruturas. A vibração evita que a mistura fique porosa e desuniforme, influenciando diretamente na durabilidade e resistência.

Quando se deve parar a vibração do concreto?

Deve-se ter cuidado com o excesso de vibração, que pode causar a separação dos elementos do concreto. Quando a superfície está lisa, brilhante e não há o aparecimento de bolhas de ar, é o momento de parar o adensamento.

O que é adensamento do concreto e qual a sua importância?

O adensamento do concreto consiste na movimentação do material, com objetivo de diminuir o número de vazios, bolhas de ar e excesso de água no interior do conteúdo do material, de forma que se obtenha um concreto compacto e denso.

O que é vibração do concreto?

A vibração do concreto, chamada também de adensamento, é um processo fundamental na obtenção de um concreto denso e compacto. Através dela, diminui-se o número de vazios e de bolhas de ar e também se obtém a melhor acomodação dos agregados graúdos.

O que acontece se não vibrar o concreto?

“Uma das principais características do concreto é sua trabalhabilidade que deve ser apropriada às dimensões das peças a serem concretadas e a forma de vibração a ser aplicada. ... Vibrar o concreto de mais ou de menos também pode provocar vazios de concretagem.

Quais as vantagens que o adensamento quando feito corretamente proporciona ao concreto Recém-lançado?

Quando feito corretamente, o adensamento reduz a porosidade do concreto, deixando-o mais denso. ... Ela também facilita a acomodação do concreto nas fôrmas, evitando falhas e rachaduras. Assim, um bom acabamento é garantido e as superfícies endurecidas permanecem lisas e bonitas.

Quais as regras gerais a serem observadas durante a vibração do concreto?

-Não vibrar além do necessário, tempo em que desaparecem as bolhas de ar superficiais e a umidade na superfície é uniforme (não esquecer que excesso de vibração é, provavelmente, pior do que a falta de vibração). -Exercer a vibração durante intervalos de 5 a 30 segundos, conforme a consistência do concreto.

Qual a importância do lançamento do concreto?

É necessário se atentar ao lançamento do concreto para evitar bicheiras. Os pilares de concreto, juntamente com as fundações, são as partes mais importantes das estruturas. Isso porque, diferentemente das vigas e das lajes, eles devem suportar, a cada pavimento, as cargas estruturais de todo o edifício.

O que é pega e cura do concreto?

A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. E, como consequência, o surgimento de fissuras e trincas. Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento.

Qual o efeito da falta de homogeneidade na mistura do concreto?

Deste conceito, convém lembrar dois termos importantes: - Segregação : separação dos materiais constituintes do concreto fresco, resultado da perda de homogeneidade, que resultará em perda de resistência final (por exemplo, a separação dos agregados da argamassa por excesso de vibração); - Exsudação: aparecimento de ...

Como funcionam os vibradores de concreto?

  • Os vibradores de concreto podem ser internos ou externos, sendo mais utilizado o vibrador de imersão (método interno). Método interno: o vibrador de imersão é composto por uma fonte de energia, que pode ser um motor elétrico, pneumático ou de combustão interna, e por um eixo flexível, chamado de mangueira.

Qual a importância do vibrador de imersão para adensamento de concreto?

  • Vibrador de imersão para adensamento de concreto. Processo provoca a saída do ar, facilitando o arranjo interno dos agregados. Qual a importância de um adensamento de concreto bem feito? Para um adensamento de concreto ser bem realizado, deverá seguir os parâmetros considerados no processo de dosagem.

Quais as vantagens do adensamento do concreto?

  • Quais as vantagens do adensamento do concreto? O adensamento do concreto, quando executado de maneira correta, é fundamental para a maior durabilidade das estruturas. A vibração evita que a mistura fique porosa e desuniforme, influenciando diretamente na durabilidade e resistência.

Quais são os tipos de pavimentadoras de concreto?

  • – Plataforma (ou placa) vibratória: com função semelhante à régua vibratória, é indicada para o adensamento e nivelamento de pisos e lajes. – Vibroacabadoras (ou pavimentadoras de concreto): são máquinas que despejam o material, em camada de espessura ajustável, ao mesmo tempo em que nivela e compacta.

Postagens relacionadas: