O que acontece quando realizamos movimento de mobilidade articular?

Índice

O que acontece quando realizamos movimento de mobilidade articular?

O que acontece quando realizamos movimento de mobilidade articular?

Mas falando dos benefícios do treino da mobilidade articular propriamente dito, podemos salientar: Prevenção de lesões. A articulação tem uma maior capacidade de se adaptar e de realizar os movimentos de forma mais segura e eficaz, diminuindo o risco de lesão. Aumento da eficiência do movimento.

Qual o objetivo da mobilidade articular?

Ter uma boa mobilidade articular irá possibilitar ao individuo maior liberdade para que os músculos executem os movimentos, melhorando o desempenho nas funções básicas e fundamentais do corpo. O trabalho irá propiciar melhorar da coordenação motora e estabilização articular trazendo o aumento da performance física.

Para que servem os exercícios de mobilidade?

Por isso, os exercícios de mobilidade são importantes: eles têm o poder de melhorar ou restaurar a capacidade de utilizar nossas articulações em toda amplitude de movimento que elas permitem, seja nas atividades do dia a dia, seja no esporte, com menos risco de lesão.

Para que serve o exercício de mobilidade?

Têm como objetivo melhorar, restaurar ou manter a amplitude do movimento, e estão atrelados à performance funcional, nome dado a capacidade de desempenhar ações das atividades da vida diária ou gesto motor específico de algum esporte com máxima eficiência e sem gerar compensações, reduzindo o risco de lesões.

O que é exercícios de mobilidade?

Os exercícios de mobilidade normalmente são movimentos dinâmicos realizados nas articulações do tornozelo, quadril, torácica e glenoumeral (ombro).

Como melhorar a mobilidade articular?

  • Ter uma boa flexibilidade é favorável a uma maior amplitude de movimento e, portanto, uma melhor mobilidade articular. Contudo, não nos podemos esquecer que há outros fatores (que não vamos abordar neste artigo) que podem condicionar esta mobilidade, como a falta de força, lesões musculares ou algum problema ao nível da articulação em causa.

Quais são os benefícios do treino da mobilidade articular?

  • E que benefícios nos traz a introdução do treino da mobilidade articular na agenda de treinos semanal? O treino, por si só, deve ser eclético, variado e completo, uma vez que as variáveis (força, resistência, equilíbrio, coordenação, mobilidade, etc) se complementam e conduzem a uma melhoria da performance e qualidade de vida.

Quais são os exercícios de mobilidade articular e de alongamento?

  • Vale lembrar que os exercícios de mobilidade articular e de alongamento não são exatamente a mesma coisa, mas nestes treinos, eles andam juntos, ao trabalhar não só as musculatura, mas também as articulações.

Como é realizada a rotina de mobilidade articular?

  • A rotina de mobilidade articular também pode ser realizada no fim da sessão como uma forma de retornar à calma e melhorar a qualidade das articulações após um treino intenso. As aulas de treino funcional, Yoga e Pilates, são o local onde esta vertente pode ser mais bem explorada e destacada.

Postagens relacionadas: