O que acontece se comer mofo?

Índice

O que acontece se comer mofo?

O que acontece se comer mofo?

Ingerir um alimento com bolor pode causar diarreia, alergias respiratórias, intoxicação alimentar e até câncer. Então lembre-se de não consumir um alimento com fungos ou bolores ou mofado, jogue o mesmo fora imediatamente.

Porque não podemos comer o pão mofado mas podemos comer alguns queijos mofados?

O Penicillium roqueforti é um fungo que dá sabor aos chamados queijos azuis, como gorgonzola e roquefort. Já os queijos macios são os que mais requerem atenção. A presença de mofo sugere contaminação não apenas por fungos indesejáveis, mas também por bactérias nocivas, como listeria ou salmonela.

O que fazer em caso de ingestão de mofo?

O correto é jogar o alimento no lixo. Ingerir um alimento com bolor pode causar diarréia, alergias respiratórias e intoxicação alimentar. Fique atento aos sinais, mas não se preocupe, em geral o proprio organismo e o suco gástrico elimina esses fungos que estavam presente nesse alimento.

Faz mal comer pão mofado?

Não, não dá. De fato, alguns fungos podem ser consumidos sem problemas (como aqueles usados em alguns tipos de queijos). Mas nem todos são seguros: alguns produzem micotoxinas que podem causar infecções alimentares moderadas a graves, especialmente em crianças e idosos (que possuem o sistema digestivo mais sensível).

Quando é seguro comer pão queijo mofados?

Se você retirar todo o mofo, além de alguns centímetros abaixo para garantir que vai jogar fora possíveis esporos imperceptíveis a olho nu, pode ser considerado seguro comê-la.

Quais os danos provocados pelo mofo na saúde?

Ao inalar o mofo, geralmente os pelos na mucosa do nariz servem como barreira, mas caso alguma partícula de fungo consiga chegar até o pulmão e região da garganta, doenças respiratórias podem surgir, como a pneumonia fúngica e a sinusite fúngica.

Postagens relacionadas: