Qual o principal objetivo da investigação de epidemias?

Índice

Qual o principal objetivo da investigação de epidemias?

Qual o principal objetivo da investigação de epidemias?

O principal objetivo da investigação de uma epidemia ou surto de determinada doença infecciosa é identificar formas de interromper a transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos.

O que é um problema endémico?

São as modificações nos níveis de incidência da doença considerada: a) Incidência em nível endêmico: se suas medidas caírem dentro dos limites endêmicos. b) Incidência em nível epidêmico: se suas medidas ocorrerem na região de valores epidêmicos (acima do limite superior endêmico).

O que é um caso confirmado de uma determinada doença?

Caso confirmado: um caso que é classificado como confirmado para os propósitos de notificação e segundo os seguintes critérios: Clínico: é o caso que apresenta somente os achados clínicos compatíveis com a doença, cujas medidas de controle foram efetuadas.

Como deve ser realizada uma investigação epidemiológica?

ETAPAS INVESTIGAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

  1. Coleta de dados sobre os casos.
  2. Busca de pistas.
  3. Busca ativa de casos.
  4. Processamento e análises parciais dos dados.
  5. Encerramento de caso.
  6. Relatório final.

O que caracteriza uma epidemia?

A definição de epidemia para a OMS corresponde à propagação de uma nova doença em um grande número de indivíduos, sem imunização adequada para tal, em uma região específica.

Quais são as doenças endêmicas?

  • Principais doenças endêmicas. As doenças considerada endêmicas são aquelas que aparecem com mais frequência em determinada região e em épocas específicas, sendo as principais: Febre Amarela, que é considerada endêmica na região Norte do Brasil e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e Haemagogus sabethes;

Como as doenças endêmicas afetam a saúde pública?

  • As doenças endêmicas preocupam a saúde pública há mais de um século, graças ao avanço das investigações científicas e da medicina, muitas dessas endemias puderam ser controladas.

Quais as doenças que assolam a população mundial?

  • Doenças como a Varíola, a Malária, a Tuberculose, o Tifo Epidêmico, a Poliomielite, a Febre Amarela e, mais recentemente, a AIDS, assolaram a população mundial em diferentes épocas. A Varíola, doença causada por vírus que começou a infectar humanos há milhares de anos, causa febre alta, dores no corpo e erupções na pele.

Quais são as faixas endêmicas?

  • Estas regiões são denominadas faixas endêmicas, pois estas doenças possuem um alto grau de continuidade, na mesma região. Há outros exemplos de endemias pelo mundo, como a malária e a AIDS em várias regiões da África, e a tuberculose em diversas partes do mundo.

Postagens relacionadas: