Para que servem as faixas de trânsito?

Índice

Para que servem as faixas de trânsito?

Para que servem as faixas de trânsito?

Garantir a segurança dos pedestres durante a travessia das vias. Essa é a função da faixa de pedestres, sinalização que existe na maioria das ruas das cidades do nosso país. Parar antes da faixa de pedestres, dando preferência de passagem a pessoa sobre a faixa, é uma obrigação do motorista.

O que é a faixa de pedestre indica?

Também chamada de faixa de segurança, é o termo que designa a sinalização horizontal constituída por uma série de faixas que sinalizam a área reservada para a travessia dos pedestres em ruas, avenidas e vias em geral.

Quais as faixas de pedestres?

A faixa de pedestre é o nome daquele espaço situado na rua para que os pedestres possam atravessar sem qualquer tipo de problema. Ela se localiza antes do cruzamento com outra rua e está identificada e delimitada por umas linhas grossas e horizontais na cor branca.

O que caracteriza um pedestre?

Um pedestre ou peão é uma pessoa que viaja a pé, seja andando ou correndo. Na actualidade, o termo refere-se ao transeunte que caminha numa via, mas historicamente na Europa pode não ser esse o caso.

Como deve ser uma faixa de pedestre?

Ainda na legislação, as faixas devem seguir os padrões determinados pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito. Nesse documento, é apontado que as faixas de pedestre, sejam elas zebradas ou paralelas, devem ter a cor branca.

Por que você deve atravessar a faixa de pedestres?

  • Lembre-se que a faixa de pedestres é a sua segurança, mas ter cuidado é necessário. Antes de atravessar a via, mesmo sobre a faixa de pedestres, olhe bem para os dois lados e acene com a mão para pedir passagem. Tenha a certeza de que foi visto pelos motoristas e só atravesse com os veículos parados.

Como garantir a segurança dos pedestres durante a travessia?

  • Garantir a segurança dos pedestres durante a travessia das vias. Essa é a função da faixa de pedestres, sinalização que existe na maioria das ruas das cidades do nosso país. Parar antes da faixa de pedestres, dando preferência de passagem a pessoa sobre a faixa, é uma obrigação do motorista.

Por que os pedestres não respeitam os sinais de trânsito?

  • No entanto, deve-se ressaltar também que muitas vezes os pedestres não respeitam os sinais de trânsito e costumam atravessar as ruas fora da faixa de pedestres.

Como é punida a falta de pedestres?

  • Isso é uma falta grave que é punida geralmente com multa. Por outro lado, é importante saber que em todas as faixas de pedestres, mesmo quando não houver um semáforo que organize o cruzamento ou nas esquinas onde os automóveis costumam virar, o pedestre sempre terá prioridade para atravessar por esta área.

Postagens relacionadas: