Para que serve a mitologia grega hoje em dia?

Índice

Para que serve a mitologia grega hoje em dia?

Para que serve a mitologia grega hoje em dia?

A Mitologia Grega reúne um conjunto de lendas e mitos que foram criados pelos gregos na antiguidade. O objetivo principal era de explicar alguns fatos, como a origem da vida, a vida após a morte, ou até mesmo os fenômenos da natureza.

Qual é a importância do estudo da mitologia?

O estudo da mitologia é importante para a reconstituição da forma como determinado povo enxergava o mundo, assim como de suas crenças religiosas. Nessa área, há também uma análise comparativa entre diferentes mitologias a fim de encontrar aproximações entre elas.

Quando começou a mitologia grega?

  • A Mitologia Grega originou-se da união das mitologias dórica e micênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. C. Pode-se dizer que na Grécia Antigaa religião era politeísta, pois os gregos adoravam a vários deuses. Não existem escrituras sagradas (como a Bíblia para os cristãos) a respeito da Mitologia Grega.

Quais são os deuses da mitologia grega?

  • Na Teogonia são tratadas a origem e a história dos deuses gregos. Nas narrativas Ilíada e Odisséia são descritos os grandes acontecimentos envolvendo heróis e deuses. Alguns dos principais deuses da Mitologia Grega, em fachada de prédio da Universidade de Atenas, Grécia.

Por que a mitologia grega ganhou destaque sobre outros povos?

  • De fato, a mitologia grega ganhou destaque sobre a mitologia de vários outros povos pela própria influência que a civilização e o pensamento grego exerceram sobre o mundo, em particular sobre o Ocidente. Para se ter uma ideia dessa influência, basta lembrar que a filosofia e a matemática, por exemplo, são "invenções" gregas.

Qual a obra mais antiga da mitologia grega?

  • Em especial, podemos destacar a obra de Homero, a "Ilíada" e a "Odisseia", que datam provavelmente do século 9 a.C., e a de Hesíodo, "Teogonia", escrita possivelmente no século seguinte. Essas três obras podem ser consideradas as fontes básicas para o conhecimento da mitologia grega.

Postagens relacionadas: