Para que serve a malha de aterramento?

Índice

Para que serve a malha de aterramento?

Para que serve a malha de aterramento?

Uma malha de terra é um tipo de aterramento usual em instalações de grande porte, sendo essenciais em sistemas de energia elétrica, em particular nas usinas e subestações. ... O sistema deve resistir a correntes intensas, escoando a energia efetivamente para o solo.

Como medir a malha de aterramento?

utilizando o método da queda de potencial Simultaneamente deve-se medir a tensão entre a malha e o terra de referência (terra remoto) por meio de uma sonda ou eletrodo auxiliar de potencial. A Figura 2 mostra, de forma esquemática, como é feita a medição.

Como dimensionar a malha de aterramento?

Para um bom dimensionamento da malha de aterramento (classes I e II), é imprescindível a execução prévia de uma prospecção da resistividade de solo por meio de aparelhos tipo Terrômetros.

Como realizar uma prospecção da malha de aterramento?

  • Para um bom dimensionamento da malha de aterramento (classes I e II), é imprescindível a execução prévia de uma prospecção da resistividade de solo por meio de aparelhos tipo Terrômetros. Esta prospecção – para as classes I e II – ​tem como objetivo estratificar o solo em camadas e permitir o correto dimensionamento do eletrodo de aterramento.

Quais são os tipos de aterramento?

  • Os tipos de aterramento, residencial, comercial ou industrial, são determinados pelos sistemas que podem ser executados. Os sistemas de aterramento, segundo a norma técnica 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. O sistema TT, é considerado o sistema mais eficiente, tem uma haste própria para Aterramento no transformador.

Qual o objetivo do aterramento?

  • Assim, podemos dizer que o objetivo do aterramento pode ser dividido em três partes, sendo: Proteção da integridade dos profissionais da área, usuários e animais;Permitir um funcionamento adequado dos dispositivos;Realizar a descarga de energia elétrica indesejada das carcaças de equipamentos.

Qual a forma de aterramento da massa?

  • Outras letras – definem a forma de aterramento da massa, com o aterramento da fonte de alimentação: S – proteção e neutro (PE) por condutores separados C – proteção e neutro, são feitos em apenas um condutor (PEN).

Postagens relacionadas: