Quem tem mobilidade nos dentes pode usar aparelho?

Quem tem mobilidade nos dentes pode usar aparelho?

Quem tem mobilidade nos dentes pode usar aparelho?

É comum pacientes com problemas periodontais, que geram perda óssea dentária, nos procurarem aqui na clínica com o seguinte questionamento: “Preciso usar aparelho ortodôntico. Mas isso é possível mesmo nessa situação?”. A verdade é que sim, pacientes que enfrentam problemas periodontais podem usar aparelho ortodôntico.

Quando não posso usar aparelho ortodôntico?

Não existe uma idade limite para se iniciar um tratamento ortodôntico”, afirma o especialista. Durante a consulta, o profissional irá avaliar se os dentes estão saudáveis e em boa saúde periodontal. Incluindo então, verificar se não há perda óssea, inflamações gengivais e mobilidade dentária.

Quem tem doença periodontal pode usar aparelho?

Tratamento ortodôntico pode ser realizado nos casos de perda óssea desde que tenha saúde periodontal (gengiva e osso) controlada e utilização de forças mais leves durante o tratamento...

O que fazer com dente com mobilidade?

Quanto maior o trauma, maior será a mobilidade desse dente. Normalmente, a cura é espontânea e, em casos mais severos, é necessário fixar o dente traumatizado temporariamente.

O que o aparelho pode causar?

A aplicação e uso de aparelhos ortodônticos sem o acompanhamento de um dentista pode causar problemas de mastigação, reação alérgica, perda óssea, movimentações dentárias desnecessárias e até perda dos dentes, segundo especialistas.

O que causa a perda óssea nos dentes?

A perda óssea dentária é consequência de inflamações nas gengivas e dentes causadas pela placa bacteriana. A placa é proveniente do acúmulo de restos de comida e microrganismo que se alojam na boca a partir de uma má escovação dentária. Entenda a doença e como tratar esse problema.

Tem idade pra usar aparelho?

Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não existe uma idade limite para se iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico, desde que a condição bucal seja favorável e não haja perda óssea.

Quanto tempo depois de fazer Canal posso colocar aparelho?

Se o dente que precisa do tratamento de canal possuir uma lesão bacteriana na ponta da raiz (pode ser visto radiograficamente, por ex: um halo escuro entorno da raiz), é recomendável esperar de 30 a 90 dias para começar o tratamento com aparelho.

Quem tem doença periodontal pode fazer implantes de dente?

De acordo com o odontologista, é possível que um paciente com periodontite receba os implantes. Mas para que a doença não se instale nos dentes vizinhos e na própria prótese, é importante tratá-la antes para que os outros dentes não tenham o mesmo destino daquele perdido.

Quem tem perda óssea?

A perda óssea dentária é consequência de inflamações nas gengivas e dentes causadas pela placa bacteriana. A placa é proveniente do acúmulo de restos de comida e microrganismo que se alojam na boca a partir de uma má escovação dentária. Entenda a doença e como tratar esse problema.

Qual a mobilidade dos dentes?

  • Os dentes possuem um deslocamento natural dentro do seu alvéolo, cavidade do osso da maxila e mandíbula onde se alojam os dentes. Essa mobilidade é ocasionada pelo ligamento periodontal, composto por fibras em volta da raiz do dente.

Qual é o procedimento imediato para a mobilidade dental?

  • A partir do momento em que o amolecimento anormal do dente for percebido, o procedimento imediato é a busca de um dentista. Existem outros tipos de situações que podem resultar na mobilidade dental, e somente um profissional gabaritado poderá oferecer um diagnóstico exato.

Qual é a mobilidade dental de uma criança?

  • A mobilidade dental está diretamente ligada ao fato de um ou mais dentes estarem moles na boca de uma pessoa. E essa situação não diz respeito aos dentes de leite de uma criança, mas, sim, a dentes permanentes em um adulto. O que não é um bom sinal.

Como é classificada a mobilidade dental?

  • A mobilidade dental é classificada de acordo com a sua origem. Tal classificação foi feita pela revista da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD). Vejamos, abaixo, como ocorre cada uma delas e suas características. Esse tipo de mobilidade é normal. Trata-se de um movimento pequeno e imperceptível para qualquer pessoa.

Postagens relacionadas: