É legal cobrar a mais no cartão de crédito?

Índice

É legal cobrar a mais no cartão de crédito?

É legal cobrar a mais no cartão de crédito?

A lei que estabelece a autorização para a cobrança diferenciada dos preços em razão da forma de pagamento é a 13.455/17, sendo assim, é permitido que o estabelecimento comercial adote preços diferenciados para as compras realizadas no dinheiro e no cartão. ... BRASIL, Lei n. 13.455 de 26 de junho de 2017.

Qual a lei que permite cobrar taxa do cartão?

Desde junho de 2017, com a aprovação da Lei 13.455, um produto ou serviço pode ter preços diferentes de acordo com a forma de pagamento escolhida pelo consumidor. Ou seja, se o cliente usar dinheiro ou cheque, pagará um determinado valor que poderá ser maior, se ele optar pelas funções de débito ou crédito do cartão.

Por que cartões de crédito podem cobrar diferentes taxas?

  • Isso significa que diferentes cartões podem cobrar diferentes taxas. Por exemplo, cartões de crédito tem taxas maiores que cartões de débito, e cartões de algumas bandeiras específicas, como American Express, podem cobrar tarifas especiais ou uma mensalidade para a autorização da bandeira.

Como acontece a cobrança de taxa de cartão?

  • Mas esse custo pode ser repassado ao cliente? Como acontece a cobrança de taxa de cartão?

Por que cobrar a taxa de cartão do cliente?

  • A escolha por cobrar a taxa de cartão do cliente precisa ser estratégica. O comerciante deve avaliar e colocar na balança a seguinte situação: a porcentagem referente às transações feitas por cartão impacta o orçamento a ponto de ser melhor cobrá-la dos clientes e arcar com eventuais insatisfações dos consumidores ou, então, queda nas vendas?

Por que não pagar contas com cartão de crédito?

  • Muitas pessoas optam por pagar suas contas de água, luz e gás, por exemplo, com o cartão de crédito por acharem essa opção mais vantajosa. Porém, o que talvez elas não saibam é que também há cobrança de tarifa por cada conta paga, acrescidas de IOF. Ou seja, a conta acaba ficando mais cara.

Postagens relacionadas: