Pode casar e continuar com nome de solteira?

Pode casar e continuar com nome de solteira?

Pode casar e continuar com nome de solteira?

Após o casamento, é primordial que a noiva atualize seus documentos com nome de solteira. O cônjuge – lembrando que os homens também podem fazer a alteração – que decidir utilizar o sobrenome do outro deverá reemitir RG, CPF, passaporte, CNH e outros títulos.

Como fica o nome após casamento?

Já era o tempo em que ao casar a esposa necessariamente adotava o sobrenome do marido. Por outro lado, hoje em dia, é o marido que pode adotar o nome da família da mulher. Mas também podem ficar cada um com o nome que chegou à união. E mais: é possível até mesclar os sobrenomes.

Quais documentos tem que mudar depois do casamento?

Mesmo que o casal decida não mudar o sobrenome, alguns documentos – como o próprio Registro Geral (RG) e o CPF – precisam ter o item 'estado civil' atualizado. Essa mudança deve ser feita logo depois do casamento, para evitar qualquer problema futuro de incoerência nos dados.

O que pode alterar no nome quando casa?

A alteração do sobrenome deve ser conversada durante a fase de habilitação para o casamento. Eles devem comunicar a sua decisão ao Cartório de Registro Civil responsável pelo procedimento do matrimônio. A alteração também é possível após o casamento, contudo, é preciso autorização judicial para tanto.

Quanto tempo tenho para mudar os documentos depois de casar?

Isso deve ser feito até o mês seguinte ao casamento, para que não corra o risco de se envolver em problemas de nomes diferentes nos documentos, que pode levar até uma 'falsidade ideológica'” – Ricardo Augusto de Leão, diretor de registro civil da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR).

É obrigado a colocar o nome do marido?

Não necessariamente. Tradicionalmente, a mulher, ao casar-se, adota o sobrenome da família do marido. ... “Qualquer dos nubentes, querendo, poderá acrescer ao seu o sobrenome do outro, vedada a supressão total do sobrenome de solteiro” (item 72).

Como mudar o nome no CPF depois do casamento?

Para isso, siga as instruções a seguir:

  1. Acesse o portal de alteração do CPF no site da Receita Federal;
  2. Confira o formulário;
  3. Preencha seu número de CPF e seu nome atual, selecionando no campo "Documento" a opção "Certidão de Casamento". ...
  4. Coloque os demais dados solicitados no formulário e clique em "Enviar".

Precisa mudar o nome quando casa?

“Pela lei brasileira, a mulher não é obrigada a mudar de nome, nem quando casa nem quando separa. Não existe ter que pedir permissão do marido para manter o sobrenome dele em caso de divórcio. ... O Superior Tribunal de Justiça diz que é o direito de acrescentar o sobrenome depende da decisão do casal.

Como mudar o nome de solteira após o casamento?

  • Nome de solteira | Mudar ou mantê-lo após o casamento? Entenda quais são as regras envolvidas na mudança do nome de solteira e descubra os prós e os contras do processo de adotar o sobrenome do seu parceiro Mudar o nome de solteira é uma opção à disposição das mulheres que vão se casar.

Por que a mulher volta a usar o nome de solteira?

  • Art. 17 - Vencida na ação de separação judicial (art. 5º "caput"), voltará a mulher a usar o nome de solteira. Art. 18 - Vencedora na ação de separação judicial (art. 5º "caput"), poderá a mulher renunciar, a qualquer momento, o direito de usar o nome do marido.

Como faço para voltar a usar o nome de solteira?

  • Há possíbilidade, vá no cartório e faça um pedido de retificação na Certidão de casamento para voltar a usar o nome de solteira. Há possíbilidade, vá no cartório e faça um pedido de retificação na Certidão de casamento para voltar a usar o nome de solteira.

Quais são as regras envolvidas na mudança do nome de solteira?

  • Entenda quais são as regras envolvidas na mudança do nome de solteira e descubra os prós e os contras do processo de adotar o sobrenome do seu parceiro Mudar o nome de solteira é uma opção à disposição das mulheres que vão se casar. Mas adotar o sobrenome do esposo é uma decisão muito importante.

Postagens relacionadas: