Pode se casar com a tia?

Índice

Pode se casar com a tia?

Pode se casar com a tia?

Os impedimentos matrimoniais, previstos no artigo 1.521 do Código Civil denomina que não se pode casar em situações de parentesco ali definidas, pessoas casadas e o cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte. Logo, casar com parentes não é permitido por lei.

É válido o casamento entre primos?

Como a vedação do casamento vai até o terceiro grau, primos podem casar entre si, de acordo com a legislação. Estes são os impedimentos matrimoniais decorrentes de parentesco.

Pode namorar com o tio?

O Código atual veda o casamento entre tio e sobrinha, mas o inc. IV do art. 1.521 do novo Código Civil deve ser interpretado à luz do Decreto-Lei n. 3.200/41 no que se refere à possibilidade de casamento entre colaterais de 3º grau.

Porque a Igreja Católica não aceita casamento entre primos?

Isto é, legalmente, a união entre colaterais até terceiro grau é proibido por lei (primos são colaterais em quarto grau). A Igreja Católica não veta, mas dispara o alarme quando isso ocorre. Pouca gente sabe, mas, para ser concretizado na igreja, o casal consangüíneo precisa de autorização do bispo da diocese.

Quais os requisitos previstos no Decreto-Lei nº 3200 4.1 para que o casamento avuncular possa ser realizado?

"A possibilidade de casamento avuncular é descrita pelo art. 1° e regulamentada pelo art. 2°, do Decreto-Lei 3200/41, o qual exige atestado médico emitido por dois médicos afirmando não existir inconveniente sob o ponto de vista da sanidade e da saúde de qualquer deles e da prole.

Como é tratado o casamento avuncular no direito civil brasileiro?

Portanto, o casamento avuncular (entre tios e sobrinhos) é permitido, devendo ser observado o disposto no Decreto-Lei n. 3200/41 – perícia por junta médica para verificação da saúde e riscos para a prole.

Por que não podem se casar?

  • Não podem casar: VII – o cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte”. Vamos observar cada um dos incisos para descobrir se os primos podem se casar ou não. O inciso “I” trata dos ascendentes e descendentes proibindo pais e filhos de se casarem, por exemplo.

Será que os primos podem se casar ou não?

  • Leia aqui e relembre). Tanto o inciso “III” como o “V” nada nos dizem se os primos podem se casar ou não, apenas proíbem o casamento entre adotantes, adotados e seus cônjuges ou ex-cônjuges, bem como entre o filho do adotante e o adotado. O inciso “VI” proíbe o casamento de quem já é casado, pois o Brasil é um país monogâmico e não poligâmico.

Como era possível o casamento entre tios e sobrinhos?

  • Como é sabido o Código Civl de 1916 vedava o casamento entre parentes até o terceiro grau civil inclusive, portanto não era possível o casamento entre tios e sobrinhos,ocorre que o Decreto-lei nº 3.3200/41 passou a permitir o casamento entre tios e sobrinhos, desde que preenchido alguns requisitos, revogando, dessa foram,a ...

Postagens relacionadas: