É possível casar com 2 pessoas?

Índice

É possível casar com 2 pessoas?

É possível casar com 2 pessoas?

O casamento e a união estável só podem existir entre duas pessoas e não entre três, quatro ou mais. A poligamia não é uma relação de família e contraria o conceito da monogamia, que é a relação entre duas pessoas formando uma união estável ou um casamento", explica.

Porquê casar com duas pessoas é crime?

O delito de bigamia está previsto no art. 235 do Código Penal, punindo tanto o agente casado que contrai novo casamento (caput), quanto o cônjuge solteiro que convola núpcias com pessoa casada, ciente desse fato (§ 1o).

Por que é crime bigamia?

A bigamia só ocorre quando um indivíduo casado sob a égide da lei realiza um novo casamento com os mesmos trâmites legais do anterior, sabendo que aquele ainda é válido, ou seja a bigamia só é crime se os dois casamentos forem no civil e ainda válidos no mesmo espaço de tempo.

É possível se casar com mais de uma pessoa?

Da mesma forma, relacionamentos entre mais de duas pessoas existem e necessitam de proteção estatal. Nessa relação poliafetiva, existam ou não filhos, não podem ser privados seus participantes da constituição de união estável ou, querendo, contrair casamento.

É permitido duas uniões civis ao mesmo tempo?

não seria anormal pensar em famílias baseadas no Poliamor. Seria a possibilidade de uma determinada pessoa registrar (União Estável), ao mesmo tempo, duas ou mais pessoas num Cartório. Na verdade, o CNJ proibiu os Cartórios de registrarem uniões poliafetivas como União Estável. Foi isto!

Onde a poligamia é permitida?

Na África, especialmente em países da África Ocidental como é o caso do Burkina-Faso, Senegal, Mali e Guiné, a poligamia vem sendo praticada há séculos sob a tutela da religião muçulmana. Mas há que se levar em consideração que ela não é uma prerrogativa da mesma.

O que a lei diz sobre bigamia?

A bigamia esta esculpida no Código Penal, artigo 235, que reza que: Contrair alguém, sendo casado, novo casamento: Pena - reclusão, de dois a seis anos. § 1º - Aquele que, não sendo casado, contrai casamento com pessoa casada, conhecendo essa circunstância, é punido com reclusão ou detenção, de um a três anos.

É correto acerca da bigamia?

O crime de bigamia pressupõe existência válida de um primeiro casamento, devidamente legitimado pela lei civil, não se considerando, para a caracterização desse crime, a união estável.

Quem pode casar com uma outra pessoa?

  • O Código Civil brasileiro prevê uma série de casos em que uma pessoa não pode casar com uma outra determinada pessoa. São os chamados Impedimentos Matrimoniais. A justificativa para essa situação, é a preservação da moral social, dos costumes e até mesmo por questões de saúde.

Quais coisas que toda mulher deveria fazer antes de se casar?

  • Sinais de que o relacionamento casual está sério7 coisas que toda mulher deveria fazer antes de se casar A primeira união poliafetiva registrada no Brasil foi em 2012 na cidade de Tupã, no interior de São Paulo, feita pela tabeliã Cláudia Domingues.

Qual o impedimento para o casamento entre pais e filhos?

  • Esse impedimento tem relação com casos de incesto, e proíbe o casamento entre pais e filhos, avós e netos, bisavôs e bisnetos, e assim por diante. Vale frisar que esses impedimentos se aplicam tanto para os familiares de vínculo biológico (sanguíneo), quanto para os de vínculo socioafetivo (adoção).

Será que um pai pode se casar também com o filho adotivo?

  • Ou seja, um pai adotivo jamais poderá se casar também com o filho adotivo, tendo em vista que, para a Constituição Federal, os filhos biológicos e os socioafetivos possuem os mesmos direitos e têm o mesmo valor. Esse é um caso que pode confundir um estudante ou algum interessado em ler a legislação, afinal, quem são os afins?

Postagens relacionadas: