O que é tendência pedagógica progressista libertária?

O que é tendência pedagógica progressista libertária?

O que é tendência pedagógica progressista libertária?

A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. ... Essa pedagogia valoriza a autogestão, acredita na liberdade total, com isso dá mais importância no processo aprendizagem e nos conteúdos de ensino para com o aluno.

Quais os temas geradores da tendência progressista libertadora?

Paulo Freire é representante da tendência progressista histórico- crítica, cujo método parte de uma relação direta da experiência do educando confrontada com o saber sistematizado. ... Na tendência progressista libertadora, os conteúdos são temas geradores e a relação entre aluno e professor é de igualdade.

Qual o papel da escola dentro da tendência progressista libertária?

A escola progressista libertadora defende a ideia de uma educação horizontal, onde professor e aluno participem ativamente do processo educacional. ... Na escola libertadora o papel da educação é o de mudar a realidade social e os conteúdos são retirados do dia a dia dos alunos.

Qual o papel do professor na tendência pedagógica libertadora?

PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA  O professor tem como principal objetivo, trabalhar a constante transformação de saberes, na conexão entre ensino-aprendizagem. A educação contribui para tornar o educando capaz de buscar sua emancipação econômica, política, social e cultural.

Qual o objetivo da tendência libertária?

2.1) Libertadora – Também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. ... Além da busca pela transformação social, a condição de se libertar através da elaboração da consciência crítica passo a passo com sua organização de classe.

Qual o papel do aluno na Pedagogia Libertária?

Como princípios fundamentais da Pedagogia Libertária, podemos destacar a preocupação em transformar a personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. ... Os alunos têm liberdade de trabalhar ou não, ficando o interesse pedagógico na dependência de suas necessidades ou das do grupo.

O que é a tendência progressista libertadora?

As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

Quais são as principais tendências pedagógicas?

As tendências pedagógicas são um conjunto de pensamentos de filósofos e autores que falam de como educação é compartilhada. Existem dois modelos: o liberal e o progressista. Enquanto o primeiro quer manter a sociedade do jeito que ela está, o segundo coloca a educação como ferramenta transformadora na nossa sociedade.

Qual o papel do aluno na pedagogia libertária?

Como princípios fundamentais da Pedagogia Libertária, podemos destacar a preocupação em transformar a personalidade dos alunos num sentido libertário e autogestionário. ... Os alunos têm liberdade de trabalhar ou não, ficando o interesse pedagógico na dependência de suas necessidades ou das do grupo.

Qual a tendência pedagógica cujo papel da escola é a formação de atitudes?

1.3) Renovadora não diretiva (Escola Nova) – Anísio Teixeira foi o grande pioneiro da Escola Nova no Brasil. É um método centrado no aluno. A escola tem o papel de formadora de atitudes, preocupando-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.

Qual o papel da pedagogia libertária?

  • 1. Papel da Escola A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos num sentido libertário e de autogestão. A ideia básica é introduzir modificações institucionais, a partir dos níveis subalternos que, em seguida, vão "contaminando" todo o sistema.

Quais as tendências pedagógicas correlatas?

  • Outras Tendências Pedagógicas Correlatas: A pedagogia Libertária, abrange quase todas as tendências antiautoritárias, em educação (anarquistas, psicanalista, dos sociólogos, professores progressistas, entre outras). 1.

Qual a influência da pedagogia no projeto autogestionário?

  • Esta tendência tem por influência os estudos de crítica das instituições em favor de um projeto autogestionário, desenvolvidos por Maurício Tragtenberg () mesmo não sendo um trabalho voltado diretamente à pedagogia.

Postagens relacionadas: