O que fazer quando o inquilino se recusa a sair do imóvel?

O que fazer quando o inquilino se recusa a sair do imóvel?

O que fazer quando o inquilino se recusa a sair do imóvel?

Mesmo com o pedido de desocupação do imóvel, o inquilino pode se recusar a sair. Então será preciso entrar com ação de despejo. Por ser um processo judicial, pode levar até seis meses para conclusão. A partir da decisão judicial, será concedido mais seis meses de prazo para o locatário deixar o local.

Como tirar um inquilino do imóvel que não tem contrato?

É necessário o locador estar ciente que para conseguir uma decisão judicial que determine a desocupação do imóvel pelo locatário de forma rápida (15 dias) deverá prestar uma caução no valor equivalente a três meses de aluguel.

Quando venceu o contrato e o inquilino não quer sair?

Depois de vencido o contrato, há um prazo para deixar o imóvel, caso o proprietário assim exija. ... — Mas, se não sair, e for proposta uma ação de despejo, o inquilino poderá requerer ao juiz o prazo de seis meses para a desocupação. Se sair nesse prazo, ficará isento de custas e honorários advocatícios— orienta Quirino.

Como pedir imóvel ao inquilino?

O artigo 4° da Lei 8245/91, a Lei do Inquilinato, afirma que, via de regra, o proprietário não pode pedir o imóvel antes do término do contrato, mas que o inquilino pode entregar antecipadamente as chaves, desde que arque com o pagamento da multa pela rescisão contratual.

Qual o direito do inquilino quando o proprietário pedir o imóvel?

30 dias Seja pelo motivo que for, quando o dono tem interesse em pedir o imóvel, ele deve avisar o morador com antecedência. Dessa forma, o inquilino tem o direito de no mínimo 30 dias para poder sair totalmente do local. Porém, caso ele não possua nenhum método de garantia, o prazo poderá reduzir para apenas 15 dias.

Quem tem filho menor pode ser despejado?

Sim, com filhos, netos, avós, cachorro e papagaio. A obrigação de pagar não deixa de existir e se por um lado não se pode pagar o aluguel por outro lado o locador também entrou em dificuldades por não receber. Melhor desocupar antes.

Pode ser despejado durante a pandemia?

Por 38 votos favoráveis e 36 votos contrários, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) projeto que suspende medidas judiciais o despejo ou desocupação de imóveis até o fim de 2021, devido à pandemia de coronavírus. O texto suspende os atos praticados desde 20 de março de 2020, exceto aqueles já concluídos.

Quando não tem contrato de aluguel Quais os meus direitos?

O inquilino não paga aluguel e não tem Contrato Situação muito comum é uma locação sem contrato assinado. Nestes casos, a lei também assegura o direito à ação de despejo ou de cobrança de alugueis. Embora não o contrato não exista, a cobrança pode ser feita.

Quanto tempo o inquilino tem para sair do imóvel sem contrato?

No caso que não possui um contrato como garantia o inquilino tem um prazo para sair do imóvel de até quinze dias.

Como pode o locador ingressar no imóvel?

  • Independentemente de ser o contrato de locação verbal ou escrito, o locador só pode ingressar no imóvel caso o locatário desocupe-o espontaneamente ou mediante ordem judicial, a qual, inclusive deve ser cumprida com a máxima cautela, na presença de um oficial de justiça, que irá descrever todos os bens móveis e entregar à guarda do depositário.

Qual o prazo para deixar o imóvel?

  • A partir da decisão judicial, será concedido mais seis meses de prazo para o locatário deixar o local. Ao término desse prazo, se o inquilino desrespeitar o acordo e se recusar a entregar o imóvel, receberá a ordem de despejo judicial. Dessa vez, a saída deverá ser imediata.

Por que o locador tem a posse direta do imóvel?

  • Isto ocorre por que o locador (que pode ser ou não o proprietário do imóvel), tem a posse indireta do imóvel, enquanto o locatário tem a posse direta do bem.

Qual é o representante financeiro do inquilino?

  • Fiador – É o representante financeiro do inquilino, responsável por possíveis dívidas que ele contraia em relação ao imóvel a ser locado. Normalmente, é exigido que o fiador tenha um imóvel, renda compatível e bons antecedentes financeiros.

Postagens relacionadas: