Como solicitar prorrogação de prazo para posse em concurso público?

Como solicitar prorrogação de prazo para posse em concurso público?

Como solicitar prorrogação de prazo para posse em concurso público?

Apresente ao órgão competente seu pedido de prorrogação de posse, fundamentando-o na previsão legal ou editalícia (se houver) e apresentando uma justificativa convincente sobre a impossibilidade momentânea de entrar em exercício no cargo.

Como funciona a prorrogação de posse?

A prorrogação de posse em concurso público deve ser feita ainda no período válido para a realização da posse. Neste período, apresente ao órgão para qual irá atuar o seu pedido e aguarde o parecer.

Quanto tempo tenho para tomar posse em concurso público?

Enquanto a nomeação pode levar todo o prazo de validade do concurso para ocorrer, a posse deve ocorrer no prazo máximo de 30 dias corridos da data de publicação da lista de nomeação no Diário Oficial.

Como pedir fim de fila em concurso público?

Assim, você tem o que chamamos de direito líquido e certo à nomeação. No entanto, se você tiver sido aprovado dentro do número de vagas e pedir para ir ao final da fila do concurso, você é remanejado para o último lugar na lista dos candidatos aprovados fora do número de vagas.

Como fazer um requerimento de prorrogação de prazo?

Venho por meio desta, Solicitar a Vossa Senhoria, a prorrogação por mais ____ dias para o prazo de entrega dos materiais referente a nota de empenho nº _____/_____, processo nº ____/__, por motivo de (descrever o motivo do atraso ) Sendo só que tenho para o momento, e esperando merecer como sempre as melhores atenções ...

É possível se fazer um concurso com um ainda em validade?

De acordo com o art. 12 da mesma lei o concurso terá o prazo de validade máximo de 2 anos, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período. ... Esse prazo é máximo; logo, nada impede que o edital fixe prazo menor. Se isto ocorrer, valerá o período de tempo fixado no edital!

O que é nomeação e posse?

É a aceitação do nomeado a essas atribuições e responsabilidades, as condições jurídicas para desempenho do cargo. Com a posse, é finalizada a investidura do candidato ao cargo e ele passa à condição de servidor. ... Caso o candidato não esteja apto física e/ou mentalmente para o cargo, a posse não ocorre. Atenção!

O que é posse de servidor público?

A posse é o ato de investidura do servidor no cargo público efetivo no prazo de até 30 (trinta) dias, contatos da publicação da portaria de nomeação no Diário Oficial da União, para o qual foi aprovado em concurso de provas, ou de provas e títulos.

Quantos dias depois da posse?

A posse é o ato de investidura do servidor no cargo público efetivo no prazo de até 30 (trinta) dias, contatos da publicação da portaria de nomeação no Diário Oficial da União, para o qual foi aprovado em concurso de provas, ou de provas e títulos.

Qual o prazo entre convocação e nomeação?

30 dias O órgão público tem o prazo de 30 dias, a partir da divulgação dos aprovados, para convocar os nomeados para a posse. Nessa etapa de convocação, todos os nomeados devem apresentar, dentro do prazo estipulado, os documentos exigidos, além de realizar os exames de aptidão física, mental e laboratoriais.

Qual a previsão de prorrogação de posse ou exercício no concurso?

  • Nos casos em que a lei não contiver a previsão de prorrogação de posse ou exercício no cargo público, esta pode estar excepcionalmente autorizada no edital ou no regulamento do concurso, normatizações que, portanto, devem sempre merecer leitura atenta do candidato.

Como pedir prorrogação de posse?

  • Se você foi aprovado em concurso público e pretende pedir prorrogação de posse, pois não pode entrar em exercício no cargo logo após a nomeação, siga esses passos: Aguarde a publicação de seu ato de nomeação no diário oficial.

Qual a previsão de prorrogação de posse do ente público?

  • Pesquise na legislação do ente público para o qual prestou concurso alguma previsão sobre a possibilidade de prorrogação de posse. Se nada houver na legislação, vasculhe o edital do concurso atrás dessa permissão.

Qual o efeito da prorrogação de posse em cargo público?

  • Um dos efeitos importantes da prorrogação de posse em cargo público é a ida do candidato que vê o seu pedido atendido para o final da fila da antiguidade no serviço público, afinal entrará em exercício depois de todos os outros.

Postagens relacionadas: