O que é tendências pedagógicas liberais e progressistas?

Índice

O que é tendências pedagógicas liberais e progressistas?

O que é tendências pedagógicas liberais e progressistas?

As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.

Quais são as atuais tendências pedagógicas?

Há uma visão geral das mais comuns e vigentes tendências pedagógicas mais atuais e seus paradigmas: a tendência liberal e a tendência progressista (libertadora, libertária e crítica- social) e Paulo Freire com meu principal precursor.

São tendências pedagógicas liberais?

As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. ... Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno.

Quais são as principais tendências pedagógicas na educação brasileira?

  • Os professores Saviani (1997) e Libâneo (1990) propõem a reflexão sobre as tendências pedagógicas. Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas.

Como os professores devem estudar essas tendências pedagógicas?

  • Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica. Não se deve usar uma delas de forma isolada em toda a sua docência.

Quais são as tendências pedagógicas liberais?

  • Existem quatro tendências pedagógicas liberais: Tradicional: tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão.

Qual a importância do conhecimento das tendências pedagógicas?

  • Assim, o conhecimento das tendências pedagógicas é de suma importância para os professores, que devem direcionar o seu trabalho de modo a contribuir para a produção de uma docência mais bem estruturada, significativa e interessante para os alunos.

Postagens relacionadas: