Como obter água potável a partir da água do mar?

Índice

Como obter água potável a partir da água do mar?

Como obter água potável a partir da água do mar?

A dessalinização é um processo físico-químico de tratamento de água que retira o excesso de sais minerais, microrganismos e outras partículas sólidas presentes na água salgada e na água salobra, para obter água potável para consumo.

O que acontece se eu beber água do mar?

Além do problema da desidratação, a alta concentração de magnésio presente na água do mar pode provocar irritação nas paredes do intestino, desencadeando casos de diarreia. Vale destacar que, se esse problema for bastante intenso, pode provocar também a desidratação.

Qual o processo de dessalinização da água do mar?

Evaporação. A destilação térmica, ou evaporação, imita o ciclo natural da chuva para promover a dessalinização. Por meio de energia, que pode ser fóssil ou solar, a água do mar é aquecida e, assim, passa do estado líquido para o gasoso.

Para que serve a água do mar?

Devido à sua composição em magnésio, que tem uma ação relaxante, a água do mar ajuda a aliviar a tensão muscular, o estresse e a ansiedade. Pessoas que vivem uma vida estressante são aconselhadas a ir à praia para relaxar e usufruir das propriedades medicinais que compreendem todo seu ambiente.

Como tirar a salinidade da água?

A técnica mais comum por lá é a dessalinização térmica, na qual a água salgada é armazenada em tanques aquecidos. Quando evapora, acumula-se na parte superior do reservatório e, ao se condensar, transforma-se em água pura, sem os sais (ver infográfico).

Como podemos tornar potável a água de rios e lagos?

Dos rios, poços ou barragens, ela é levada para estações de tratamento onde passam por diversas etapas, entre elas: oxidação, coagulação e floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação, correção do PH e ortopolifosfato de sódio. Após todas essas fases, ela sai por meio de encanamentos até chegar às casas.

É viável dessalinizar a água do mar?

A dessalinização da água do mar e de águas salobras é comum em países desérticos ou com pouca disponibilidade de água potável, como no Oriente Médio e na África. Antes caras, as técnicas de dessalinização estão evoluindo e a redução de custos já viabiliza a ampliação do uso. ...

Qual a finalidade da dessalinização para a produção de água potável?

  • Dessalinização para produção de água potável. Perspectivas para Portugal. iii RESUMO Tendo em conta a escassez de água potável, recolhe-se informação sobre as tecnologias de tratamentos de água alternativos, em particular a dessalinização e tratamento de águas pluviais.

Como evitar o consumo de água destilada?

  • Além de se evitar o consumo contínuo de água destilada, também se deve evitar a água da torneira, pois, embora seja tratada em muitos locais, pode conter vestígios de chumbo e outros metais pesados que ainda existem em alguns tipos de encanamento. Veja como tornar a água boa para beber. Esta informação foi útil?

Como é utilizada a água destilada?

  • A água destilada é principalmente utilizada em processos industriais e em laboratórios com o objetivo de preparar reagentes e solventes, já que não possuem sais minerais em sua composição, o que poderia interferir nas reações realizadas.

Por que pode faltar água potável no planeta?

  • Como se sabe, a notícia de que pode faltar água potável no planeta é tenebrosa ao homem, já existem regiões ameaçadas, as Ilhas são exemplos: Ilha de Chipre, Ilha de Páscoa, Ilha Fernando de Noronha, onde os lençóis freáticos diminuíram em razão da exploração. Em alguns países, como a Arábia Saudita e Israel, este já é um problema.

Postagens relacionadas: